Como a imprensa e a sociedade veem a agropecuária brasileira?

Como a imprensa e a sociedade veem a agropecuária brasileira?

Essa foi a questão fundamental do 1° Fórum ESPM/MSD de Comunicação promovido pela Universidade MSD Saúde Animal, no último dia 22.

Ovonews

outubro 31, 2013

0
../../arquivos/img/2013/10/494_1149_conteudo_g.jpg
Jornalistas, membros da MSD e da ESPM-SP em debate sobre o setor agropecuário

 

Um evento muito importante – e que poderia ser iniciativa de todas as empresas do meio agropecuário – foi promovido pela MSD Saúde Animal com o objetivo de mostrar o setor agropecuário para os jornalistas especializados e também a sociedade em geral. Bem importante a ideia, já que, se sabe, grande parte da população que vive nas cidades tem pouco – ou quase nenhum – conhecimento sobre como são produzidos os alimentos que eles compram e consomem nos supermercados, embora saiba da importância do agronegócio para o país. Muito desse desconhecimento é responsável pelos mitos que se criam em torno da proteína animal, por exemplo, o que demonstra a importância fundamental de ações que mostrem a realidade do setor produtivo brasileiro.

E é nesse sentido que a MSD Saúde Animal promoveu o 1° Fórum ESPM/MSD de Comunicação, procurando mostrar um panorama de como a imprensa brasileira pauta o setor agropecuário em suas notícias, o que reflete diretamente na opinião e no conhecimento do público. O evento realizado pela MSD em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo, foi realizado no dia 22 de outubro, na capital paulista, e reuniu grandes nomes do jornalismo brasileiro, entre eles, Bruno Blecher, da revista Globo Rural e também da rádio CBN; Heródoto Barbeiro, da Record News; Humberto Pereira, do Programa de TV Globo Rural; e Vera Ondei, da Revista Dinheiro Rural. Da ESPM estava José Luiz Tejon, e da MSD Saúde Animal, Sebastião Faria Jr.  A mediadora foi Kellen Severo, do Canal Rural.

Voltado para jornalistas, o evento contou com palestras de especialistas no agronegócio, além da apresentação de uma pesquisa inédita sobre o tema, o lançamento do Glossário da Pecuária para jornalistas e um debate com os representantes da imprensa convidados.

../../arquivos/img/2013/10/494_1148_conteudo_g.jpg
Faria Jr., da MSD: mitos e verdades sobre a produção animal

A abertura do evento foi feita pelo Gerente de Capacitação Técnica da MSD Saúde Animal, Sebastião Pereira de Faria Jr, que falou sobre Mitos e verdades sobre a produção de proteína animal. “Pretendemos iniciar um diálogo a partir dos profissionais de comunicação. Estabelecer interlocutores válidos na cidade e no campo para que a população urbana tenha uma percepção clara de que há uma revolução tecnológica no campo, o que permite uma produção eficiente de carnes e laticínios, com respeito aos animais, ao meio ambiente e à saúde dos consumidores”, destacou.

Em seguida, o Coordenador do Núcleo de Estudos em Agronegócio da pós-graduação da ESPM-SP, José Luiz Tejon, apresentou uma pesquisa encomendada pela Universidade MSD Saúde Animal, realizada com grandes veículos nacionais, que analisa como os jornalistas têm pautado a pecuária brasileira: mesmo com a consolidação do Brasil como um dos líderes mundiais no agronegócio, a mídia urbana não especializada pouco aborda o tema.

Em seis meses de monitoramento (de 1º de julho a 31 de dezembro de 2012), foi considerada uma amostra composta de 31 palavras-chave ou expressões (todas ligadas à agropecuária) em 10 veículos de comunicação (Jornal da Band, Jornal Nacional, Jornal da Record, Revista Época, Revista IstoÉ, Revista Veja, Jornal o Estado de São Paulo, Jornal Folha de São Paulo, Jornal O Globo e Jornal Valor Econômico), resultando no total de 497 matérias divulgadas. Desse total, 472 matérias foram publicadas em jornais, 14 em revistas e apenas 11 nos telejornais. “A imprensa brasileira não noticia a agropecuária brasileira”, salientou Tejon, acrescentando que, se todo o setor tivesse sido monitorado, talvez o resultado tivesse sido outro.

Em contraponto, Tejon apresentou a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a constatação foi impressionante: 81,3% da população das grandes capitais brasileiras consideram o agronegócio como sendo uma atividade muito importante para a economia nacional. Tejon acredita que os resultados servirão para nortear ações no sentido de ter uma comunicação que seja menos subjetiva e que ajude a sociedade a entender que a relação entre a balança comercial e o crescimento do PIB está diretamente ligada à recuperação de nascentes que garantem a água para as cidades e a produção de proteínas de forma mais consciente. “A intenção é trazer para a sociedade a realidade do campo de forma sustentável e verdadeira”. 

Glossário de Pecuária para Jornalistas 

Sabendo que o agronegócio é a principal locomotiva da economia brasileira, sendo responsável por um em cada três reais gerados no país, a Universidade MSD Saúde Animal lançou no evento o Glossário de Pecuária para Jornalistas. O glossário tem o objetivo de aproximar a imprensa do tema, trazendo o significado dos termos mais comuns usados nas cadeias produtivas do leite e da carne. Apresenta também o panorama atual da pecuária brasileira e importantes programas voltados ao aumento da produtividade nas propriedades rurais. “A companhia oferece um leque de serviços através da Universidade MSD, que tem como meta difundir conhecimento técnico, com foco em produtividade animal na pecuária de leite e de corte, técnicas de gestão, marketing e vendas”, destaca Faria. Seus cursos e programas são voltados aos parceiros comerciais, clientes, médicos veterinários e estudantes, incluindo workshops presenciais, dias de campo e ensino à distância. 

A MSD Saúde Animal

A MSD Saúde Animal é a unidade de negócios global de saúde animal da Merck. A empresa, que tem ampla variedade de produtos farmacêuticos veterinários, vacinas e soluções e serviços de gerenciamento de saúde, está presente em mais de 50 países, e seus produtos estão disponíveis em 150 mercados.

Para mais informações, visite o site www.msd-saude-animal.com.br ou a fanpage no Facebook: www.facebook.com/msdsaudeanimal.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da MSD Saúde Animal)

0 Comentários