Ovos RS é mais do que um plano de marketing para o ovo

Ovos RS é mais do que um plano de marketing para o ovo

Projeto da Associação Gaúcha de Avicultura é ousado e importante porque instiga o produtor a melhorar sua produção e a apostar na qualidade da sua granja.

Ovonews

agosto 08, 2013

0
../../arquivos/img/2013/8/423_950_conteudo_g.jpg
Nestor Freiberger: destaque para a produção de ovos

Mais do que um plano de marketing para aumentar o consumo de ovos, o Projeto Ovos RS, lançado no último dia 2 de agosto para a comunidade gaúcha, é um ousado projeto que não só orienta e busca a melhoria da produção de ovos, como também – e principalmente – convida o produtor a ser mais eficiente e valorizar seu próprio negócio. Dessa forma, o avicultor inteligente saberá que ele deve ser o primeiro interessado em ter um produto valorizado no mercado; é dessa valorização que nascerá a importância que o ovo terá junto ao consumidor.

O Projeto Ovo RS, idealizado e conduzido pela Associação Gaúcha de Avicultura, interligou os diversos pontos da produção de ovos, comprometendo o produtor no projeto para que o marketing que o acompanha tenha mais efeito e seja, de fato, recheado de conteúdo, como é o próprio ovo. Assim, conduzido pelo experiente executivo da Asgav, Eduardo Santos, idealizador da ideia, e posto em prática por uma equipe com diversos profissionais, o Projeto Ovos RS foi lançado em Porto Alegre com a presença dos associados da entidade, jornalistas, nutricionistas, supermercadistas, diretores e autoridades locais, regionais e nacionais. O evento, um café da manhã promovido no salão nobre da Federasul, contou com as palavras de diversos líderes empresariais, demonstrando a importância da valorização do ovo do Rio Grande do Sul, objetivo maior da campanha.

Segundo informações da Asgav, o objetivo do projeto é obter qualidade em todas as etapas de produção, inclusive adequando-se às normas de sanidade e, claro, incentivar o consumo de ovos. São palavras da própria entidade, divulgadas em seu site, e que vale a pena conferir para entender o investimento que a entidade está fazendo nesse projeto que merece ser difundido para que todos os estados produtores de ovos se inspirem e também coloquem em prática seu próprio selo de qualidade do ovo.

../../arquivos/img/2013/8/423_948_conteudo_g.jpg
Eduardo dos Santos: qualidade na produção e no consumo

Conheça a ideia.

“A proposta do projeto abrange campanha institucional e publicitária voltada à qualidade e incentivo ao consumo de ovos e seus derivados. A projeção da Asgav é aumentar entre 10% e 15%, a demanda nos próximos anos. O número de ovos consumidos no Brasil é de apenas 161 unidades per capta ao ano e o objetivo é aumentar o consumo para 240 ovos num prazo de quatro anos. O presidente da Asgav, Nestor Freiberger, destacou que o projeto Ovos RS, além de ser um aliado dos órgãos legisladores e dos avicultores, promoverá o consumo do alimento e dará um destaque, tanto política como institucionalmente, para a atividade de produção de ovos, para que esse setor seja cada vez mais lembrado e fomentado. ‘Tenho certeza de que nossa equipe, capitaneada pelo nosso diretor executivo Eduardo dos Santos, está se dedicando ao máximo para que esse projeto seja um diferencial na produção de ovo brasileiro. Nosso apoio como presidente e dirigente das entidades avícolas também é total ao Projeto Ovos RS.’

Conforme o coordenador do projeto, Eduardo dos Santos, foram assinados termos de cooperação com universidades para que mestres e doutores na área de veterinária desenvolvam estudos e atividades para a melhoria da produção de ovos e seus derivados. Para isso, foi contratada a empresa Agroqualitá Consultoria para fornecer suporte técnico ao projeto, auxiliando também os produtores na adequação às Instruções Normativas (INs), especialmente a IN 36 e a IN 59, que ampliam os cuidados sanitários e a inspeção nas etapas de produção.

A proposta do Projeto Ovos RS é trabalhar dois módulos específicos: primeiro, a melhoria contínua da qualidade da produção de ovos, por meio de cursos de boas práticas de produção e certificações e a promoção do consumo de ovos no RS; e segundo - o módulo incentivo e promoção do consumo de ovos no Rio Grande do Sul - a Asgav, em parceria com seus associados intensificará ações, projetos comerciais e atividades de marketing para atrair o consumo de ovos, levando informações sobre nutrientes e vitaminas contidas nos ovos.

‘Desenvolvemos um projeto que contempla duas áreas que se convergem, a qualidade e o consumo; com a orientação e suporte aos produtores estaremos colaborando com os órgãos legisladores e com os próprios produtores nas etapas de produção, automaticamente levando, cada vez mais, um alimento saudável e rico em vitaminas e nutrientes para a população”, comentou Eduardo Santos.

../../arquivos/img/2013/8/423_949_conteudo_g.jpg
Mainardi, secretário da agricultura: produzir e crescer

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ‘temos muito que produzir e crescer. O nosso mote é consumir mais ovos, destacar a sua qualidade nutricional e produzir mais milho, frango e ovos. O ovo, depois do leite materno, é o alimento mais completo. É um alimento barato, completo, de fácil preparação e excelente digestão. Parabéns pela iniciativa de fortalecer as nossas granjas’. Segundo o representante da Naturovos, Anderson Muller, ‘vamos expandir o mercado e preparar o país como plataforma de exportação de ovos para o mundo’. Para o superintendente do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa), Marco Antônio dos Santos, ‘trata-se de um projeto de grande valia de fomento econômico para o Estado.’

O diretor de Mercados da União Brasileira de Avicultura, a Ubabef, Ricardo Santin, destacou o pioneirismo do Rio Grande do Sul na elaboração do Projeto Ovos RS, não somente no aspecto comercial como na capacitação dos produtores. ‘É um círculo virtuoso de qualificação e melhorias com a produção’. A veterinária Dione Francisco, diretora da Agroqualitá Consultoria, destacou as medidas da campanha ligadas à biossegurança, sanidade e qualidade. ‘O ovo é uma das melhores proteínas, saboroso e nutritivo, e desejamos que com esse projeto possamos aumentar o seu consumo.’

O selo Ovos RS

../../arquivos/img/2013/8/423_946_conteudo_g.jpg
Anderson Muller: expandir mercado

Às granjas e empresas de produção de ovos que aderirem ao Projeto Ovos RS será concedido o uso do selo de referência Ovos RS, com a autorização dos órgãos oficiais, depois de uma avaliação técnica e adequada à legislação de produção, higiene e sanidade. Em todos os comerciais e ações voltadas ao consumo de ovos e divulgação dos estabelecimentos que estiverem participando do projeto será evidenciado o selo Ovos RS.

O Projeto Ovos RS será divulgado por meio de spots na Rádio Farroupilha, do Rio Grande do Sul, entre outras, outdoors, anúncios de página inteira e rodapé em jornais, e será também entregue o kit Brindes Ovos RS, além de matérias em sites, redes sociais e revistas de renome nacional e internacional.

‘No planejamento do projeto Ovos RS temos uma plataforma multicampanha moderna, teremos mais surpresas pela frente incrementando ações de incentivo ao consumo de ovos’, conclui Eduardo Santos, coordenador do projeto.”

../../arquivos/img/2013/8/423_947_conteudo_g.jpg
Pinheiro Machado: o ovo e as receitas

Ainda na manhã de lançamento do Projeto RS, a Asgav convidou José Antonio Pinheiro Machado para proferir a palestra A importância do ovo na alimentação e nas diversas receitas. Machado é muito conhecido no Rio Grande do Sul e também por aficionados por gastronomia. Ele apresenta o programa Anonymus Gourmet, na RBS TV e TV Com.

Confira mais informações na revista impressa da Hora do Ovo, edição de maio. Solicite um exemplar gratuitamente pelo e-mail ahoradoovo@ahoradoovo.com.br, enviando seu endereço de correspondência. O projeto Ovos RS também pode ser acompanhado pela fanpage facebook.com/ovosrs, ou ainda no site da Asgav, cujo endereço é www.asgav.com.br/ovosrs.html.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da Asgav)

0 Comentários