Ovos pretos de Owakudani fazem sucesso no Japão

Ovos pretos de Owakudani fazem sucesso no Japão

Cozidos em águas vulcânicas, os ovos são apreciados pelos japoneses, sendo muito populares porque se acredita serem “mágicos” para a saúde.

Ovonews

junho 23, 2014

0
../../arquivos/img/2014/6/649_1490_conteudo_g.jpg
Ovos pretos: populares entre os japoneses

Kuro Tamago, este é o nome em japonês dos famosos Ovos Pretos de Owakudani. Eles são muito populares no Japão por suas qualidades positivas para a saúde. Segundo acreditam os japoneses, o Kuro Tamago é responsável pela longevidade daqueles que dele se alimentam.

A razão dos ovos terem a cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre, na região de Owakudani. A região localizada em Hakone, província de Kanagawa, é muito conhecida no Japão, também, por suas águas termais.

A procura pelos Ovos Pretos é tão grande que existem filas gigantescas do lado de fora de qualquer uma das lojas que vendem o Kuro Tamago, em Owakudani. Eles são normalmente vendidos em embalagens com 5 ovos por 500 ienes (cerca de R$10,00).

A popularidade dos ovos cozidos em água vulcânica se deve a uma lenda antiga que diz que se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará sua vida por mais 7 anos. Melhor ainda se comer dois Kuro Tamago: serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais. Segundo a lenda, só se pode comer, no máximo, dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida.

Lenda ou não, o fato é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani acredita de verdade nos poderes medicinais do Kuro Tamago. Mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é de fato um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.

Apesar da cascas dos ovos ficarem pretas devido a uma reação química causada pelo enxofre, os especialistas dizem que os ovos podem ser consumidos sem problemas, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizados na medicina.

Os ovos são cozidos nas águas termais naturais a uma temperatura de 100 ℃. Apesar do enxofre causar um cheiro desagradável, pouco interfere no sabor do ovo, segundo quem já provou. Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que a diferença esteja nas propriedades especiais do Kuro Tamago, que ajudam a melhorar a saúde geral e a expectativa de vida.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do site japaoemfoco.com)

0 Comentários