Orlândia recebe neste dia 6 de agosto o seminário sobre influenza aviária

Orlândia recebe neste dia 6 de agosto o seminário sobre influenza aviária

Evento da Secretaria de Agricultura de São Paulo reúne profissionais do setor avícola das regiões de Araraquara, Barretos, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Jaboticabal.

Ovonews

agosto 05, 2015

0
 
../../arquivos/img/2015/8/917_2343_conteudo_g.jpg
Buchala: apresentando o plano do governo paulista
Como já aconteceu em outras cidades do Estado de São Paulo, como Bastos, Campinas, Votuporanga, Boituva e Registro, chegou a vez de Orlândia, no Nordeste Paulista, ser a sede de mais um seminário de prevenção à influenza aviária promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O evento faz parte do programa lançado pelo governo paulista no início do ano visando alertar e propor sistemas de segurança aos avicultores do estado para o problema da influenza aviária, após a eclosão do surto da doença nos Estados Unidos.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, estará presente ao evento, como aconteceu nas outras cidades que recebeu o seminário. O encontro com avicultores e profissionais do setor avícola será realizado às 16 horas, no Auditório da Morlan, para discutir os riscos de introdução e disseminação do vírus na avicultura do Estado devido às ocorrências no plantel avícola em países do continente americano e asiático.

A avicultura de corte e postura de São Paulo representa a terceira atividade do agronegócio paulista, somente atrás da cana de açúcar e da carne bovina. Em função dessa importância, o Estado estabeleceu o Plano de Prevenção da Influenza Aviária que será apresentado, em Orlândia, por Fernando Gomes Buchala, médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que coordena os trabalhos do comitê instituído pelo governador Geraldo Alckmim para a elaboração do plano com o objetivo de mitigar os riscos da introdução da doença e a proteção da saúde humana. “Nos Estados Unidos já são 223 focos, com mais de 48 milhões de aves atingidas pela doença, causando elevação no preço dos ovos e da carne de frango”, disse Buchala.

O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Associação Paulista de Avicultura (APA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), com a participação de profissionais da área, pesquisadores, produtores e representantes do setor dos municípios que compõem os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs) de Araraquara, Barretos, Franca, Orlândia, Ribeirão Preto e Jaboticabal.

Leia mais sobre o Plano de Prevenção à Influenza Aviária do governo paulista nos links Defesa agropecuária aponta os riscos da influenza aviária em Bastos, Em Bastos secretário da agricultura alerta para a influenza aviária Novas cidades paulistas integram o programa de prevenção à influeza.

O plano está disponível no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e contém todas as informações:

www.defesaagropecuaria.sp.gov.br/influenza-aviaria/plano-de-trabalho/

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo)

0 Comentários