Menor oferta no volume de ovos interrompe queda de preços

Menor oferta no volume de ovos interrompe queda de preços

Busca por preços melhores está pautada, segundo o Cepea, por escoamento dos estoques acumulados e oferta mais enxuta dos ovos de tipos maiores.

Ovonews

janeiro 19, 2015

0
../../arquivos/img/2015/1/782_1863_conteudo_g.jpg
Ovo maior já está ganhando preços melhores, com baixa oferta

As notícias melhoraram para o avicultor brasileiro. O Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, informou, neste dia 19 de janeiro, que os preços pararam de cair tão acentuadamente como nas semanas anteriores.

Em pesquisa pelos principais centros produtores do país, o Cepea apurou que o movimento de queda nos preços dos ovos foi interrompido na semana passada, após algumas atitudes do avicultor, entre elas, ter trabalhado para escoar grande parte dos estoques acumulados nas granjas. Segundo o Centro que avalia o mercado de produtos agropecuários, “os avicultores se pautaram na oferta mais enxuta de ovos maiores (extra e jumbo) para negociar essa mercadoria a preços mais elevados”.

Ainda segundo o Cepea, “a menor oferta é reflexo principalmente da intensificação do descarte de poedeiras mais velhas, o que restringe o volume de ovos maiores disponível no mercado. Além disso, as altas temperaturas começam a prejudicar a produção e a qualidade dos ovos.”

A realidade dos preços baixos, no entanto, ainda se mantém para os ovos pequenos, cuja oferta continuou alta nos últimos dias, limitando, inclusive, as variações positivas nas cotações dos ovos maiores, tanto os brancos quanto os vermelhos. “De modo geral – analisa o Cepea -, o ritmo de negócios é considerado satisfatório, visto que a demanda nesse período do ano não costuma ser muito aquecida.”

(A Hora do Ovo, com informações do Cepea)

0 Comentários