Mato Grosso já é o quinto estado em produção de ovos

Mato Grosso já é o quinto estado em produção de ovos

Estado do Centro-Oeste brasileiro amplia participação na produção nacional de ovos, atingindo 40,1 milhões de dúzias e um crescimento de 19,5%.

Ovonews

setembro 30, 2012

0
../../arquivos/img/2012/9/157_447_conteudo_g.jpg
Granja Mantiqueira (MG), uma das empresas a investir no Mato Grosso

A expansão de granjas de outros estados rumo ao Brasil central e o investimento no setor avícola visando atender a agroindústria mato-grossense levaram o foco da produção de ovos para o Centro-Oeste brasileiro. E o Estado do Mato Grosso é o melhor exemplo dessa nova fronteira aberta há alguns anos por produtores de outros estados, entre eles paulistas e mineiros, que investiram na ampliação visando o forte mercado de grãos instalado em terras mato-grossenses.

O resultado é que a produção de ovos no estado cresceu 19,5% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011, resultando numa produção de 40,1 milhões de dúzias, montante que já ultrapassa Goiás, hoje com 36 milhões, colocando o Mato Grosso na quinta posição entre os maiores produtores de ovos do país. O número de aves poedeiras também aumentou 20,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo pouco mais de 7,7 milhões de cabeças.

Os dados são da mais recente pesquisa feita pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Eles também apontam que a produção nacional de ovos atingiu 670,5 milhões de dúzias no trimestre, representando aumento de 5,8% em relação a 2011. São Paulo continua figurando como o principal produtor de ovos do Brasil, com parcela de 30% de participação (201,2 milhões), seguido de Minas Gerais - com 73,3 milhões, Paraná – com 50,2 milhões e Espírito Santo – com 46,9 milhões.

Com a quinta posição alcançada pelo Mato Grosso, o estado agora passa à frente de tradicionais produtores de ovos como o Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará.

0 Comentários