Lideranças avícolas apoiam a criação do Dia Nacional do Ovo

Lideranças avícolas apoiam a criação do Dia Nacional do Ovo

Presentes em Brasília, na terça-feira, dia 10, líderes do setor de ovos participaram de uma audiência na Comissão da Agricultura na Câmara.

Ovonews

junho 15, 2014

0
../../arquivos/img/2014/6/644_1477_conteudo_g.jpg
Líderes avícolas e o deputado Junji Abe, em Brasília: audiência pelo Dia Nacional do Ovo

 

A criação do Dia Nacional do Ovo foi apoiada por lideranças avícolas no último dia 10, em Brasília, quando o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) propôs a data comemorativa como forma de orientar a população e incentivar o consumo do ovo no país. O encontro das lideranças em apoio à ideia aconteceu durante audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, realizada a pedido do parlamentar paulista.

A realização da audiência pública com entidades do setor para debater a importância do assunto mostra que o parlamentar venceu a primeira etapa para a apresentação do projeto de Lei que cria o Dia Nacional do Ovo. Abe explicou que, após essa etapa, é preciso aguardar a elaboração da ata da audiência pública pela Comissão, documento que acompanhará a proposição, como determina a legislação (Lei nº. 12.345/2010) que fixa critério para instituição de datas comemorativas.

Presentes à audiência, líderes avícolas se manifestaram sobre a importância dessa data que destacará o ovo como alimento, incentivando, por sua vez, o aumento do consumo entre os brasileiros. José Roberto Bottura, diretor técnico da Associação Paulista de Avicultura, a APA, declarou que, pela importância da postura no cenário do agronegócio, o Dia Nacional do Ovo é uma necessidade, já que também divulga o ovo como alimento benéfico para a saúde e alimentação humanas. Bottura apresentou os números da avicultura para confirmar a relevância do setor. De toda a riqueza gerada pelo agronegócio nacional, 10% vêm da avicultura. Movimentando R$36 bilhões por ano, o setor responde por 3% do PIB – Produto Interno Bruto brasileiro (soma de todos os bens e serviços gerados pelo País) e emprega mais de 4,5 milhões de pessoas de forma direta e indireta.

No evento realizado em Brasília, Bottura representou Érico Pozzer, presidente da APA, e Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal.

O deputado federal Junji Abe, autor da proposta do Dia Nacional do Ovo, expôs a defasagem do consumo de ovos pelo brasileiro em relação a outros povos. Enquanto no Brasil se consome 168 ovos per capita/ano, no Mèxico, o consumo chega a 365 unidades per capita/ano. Nesse sentido, João Tomelin, que representou o Instituto Ovos Brasil na audiência, apontou que a criação do Dia Nacional do Ovo seria essencial para divulgar o alimento e estimular o aumento do consumo no país.

Determinar a segunda sexta-feira do mês de outubro como a data comemorativa do “ovo brasileiro” foi a sugestão do avicultor Wellington Koga, presidente do Sindicato Rural de Bastos (SP) e representante do presidente da Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Fábio Meirelles. Koga sugeriu que a pretendida data em território nacional seja celebrada em sintonia com o Dia Mundial e o Dia Estadual do Ovo, no mês de outubro. Os participantes da audiência concordaram com a sugestão. O deputado federal Junji Abe pretende incorporar a sugestão ao projeto de lei que elabora sobre o tema.

Também estiveram presentes à cerimônia, Pedro Rodrigues Alves Silveira - representando o presidente da OCB, a Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas – e Dario Hayashi Morishigue, presidente da Associação de Produtores de Bastos e região.

Presidente da Pró-Horti – Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, o deputado federal Junji Abe acredita que a criação do Dia Nacional do Ovo contribuirá para estimular a população a incluir o alimento, com maior frequência, em sua dieta alimentar. Desde 1996, relatou Abe, existe o Dia Mundial do Ovo, comemorado anualmente na segunda sexta-feira do mês de outubro. A comemoração da data reúne associações e indústrias de ovos de todo o mundo para divulgar o ovo, além de integrar pessoas de todas as partes do planeta para um intercâmbio de informações nutricionais. Na opinião de Abe, a instituição do Dia Nacional do Ovo ajudará a derrubar o conceito equivocado de que o ovo contribui para o aumento do colesterol. “É um mito difundido por décadas e só derrubado há pouco tempo por pesquisadores. Muita gente ainda não tem acesso à informação verdadeira”, observou.

Em São Paulo, o Dia Estadual do Ovo foi criado pela Lei 15.170/2013 para celebração na mesma data da referência mundial.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do deputado federal Junji Abe)

0 Comentários