International Egg Comission e FAO estudam incremento ao ovo na África

International Egg Comission e FAO estudam incremento ao ovo na África

Objetivo é trabalhar para ampliar a produção do ovo nos países do Sul do continente, visando oferecer uma alternativa rica para a alimentação humana.

Ovonews

setembro 27, 2013

0
../../arquivos/img/2013/9/459_1084_conteudo_g.jpg
Mais ovos para alimentar os africanos é a proposta da FAO e da IEC

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, se uniu à International Egg Comission – IEC, para promover um seminário na Zambia, na África. O objetivo foi estudar um incremento para a produção de ovos e seu consumo no sul da África.

O encontro, que aconteceu no início de setembro, contou com a participação de especialistas, médicos veterinários e produtores de países como a Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swaziland, Zambia e Zimbabue. Segundo Olaf Thieme, representante da FAO, o objetivo dessa promoção é buscar meios para melhorar a nutrição da população desses países. E o ovo, como se sabe, é um alimento rico em nutrientes e de baixo custo.

O evento contou com a presença de 30 delegados representando nove países da África Meridional. O representante de Lesotho, por exemplo, Makhotoso Mahali Malibeng, comentou que o congresso foi bem coordenado no sentido de levar soluções para os problemas de seu país. Segundo ele, as informações recebidas podem ser utilizadas no dia a dia pela associação dos produtores de ovos de Lesotho para tornar a produção mais eficiente, levando o ovo a atender as necessidades reais, tanto dos pequenos quanto dos grandes produtores.

Ismael Mosinyi, presidente da Associação Avícola de Botswana, comentou que o “encontro de dois dias foi muito útil. “Tivemos a oportunidade de conhecer em detalhes as questões que afetam a produção de ovos e o consumo em nossos próprios países. Também ficamos sabendo muito sobre como os outros países do mundo estão enfrentando problemas parecidos”. Segundo Mosinyi, trabalhar em conjunto, compartilhando informações e exemplos de boas práticas, sem dúvida ajudará a aumentar o conhecimento e a compreensão sobre a importância do papel do ovo na nutrição humana. “Estou certo de que os debates e o intercâmbio com outros países nos deixaram melhor preparados para colocar em prática um plano de ação que possa impulsionar a produção de ovos em nossos países; e também para que possamos produzir ovos mais baratos para todos.”

Representando a International Eggs Comission, o Dr. Vincent Guyonnet, lembrou que o ovo é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, de baixo custo e, portanto, acessível à maior parte da população da África. O Dr. Olaf Thieme, da FAO, acrescentou que a realização de eventos como esse pode ser a porta de entrada para a promoção de uma avicultura mais dinâmica e pronta a atender às necessidades da população de forma mais acessível.

Depois do evento, os membros da IEC e da FAO se colocaram à disposição para atender os representantes de cada país. As duas instituições esperam, agora, poder lançar um programa de eventos como esse, para outras regiões do mundo.

(A Hora do Ovo, com informações da imprensa europeia)

0 Comentários