Hy-Line do Brasil celebra conquista do certificado de compartimentação
Empresa reuniu sua equipe e convidados do setor público e privado em Nova Granada, sede da empresa, para comemorar a conquista inédita no mundo.
Arnaldo Jardim, Juliana Pereira, Tiago Lourenço e Francisco Jardim: satisfação pela missão cumprida |
Depois de receber em São Paulo, na sede da ABPA, o certificado de compartimentação inédito das mãos de Eumar Novacki, secretário executivo do MAPA, no dia 4 de março, chegou a vez da equipe Hy-Line do Brasil comemorar com satisfação essa importante conquista, que é de toda a cadeia avícola de postura. E o lugar escolhido para a comemoração foi a cidade de Nova Granada, no Noroeste Paulista, onde a empresa está instalada há 20 anos.
Em evento especialmente preparado para uma noite de festa, a casa genética recepcionou cerca de 120 convidados no salão social do Indaiá Clube de Campo no dia 28 de março. Na ocasião, Tiago Lourenço, diretor geral da Hy-Line do Brasil, e sua equipe foram os anfitriões na cerimônia de entrega do certificado por autoridades estaduais e federais e no jantar que se seguiu.
Estiveram presentes, especialmente para a entrega do certificado, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim; o diretor de relações institucionais da ABPA, Ariel Mendes; o presidente da APA, Erico Pozzer; o coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo, Fernando Buchalla; o diretor técnico de defesa agropecuária, Luciano Lagatta; e o chefe da unidade técnica regional de agricultura, pecuária e abastecimento de São José do Rio Preto, Luciano Siqueira.
A compartimentação é um programa que tem como base a Instrução Normativa 21 do Ministério da Agricultura e Pecuária e consiste basicamente na estruturação da produção em compartimentos que mapeiam e isolam plantas e estruturas de unidades produtivas. Com esse modelo, a reação a eventos epidemiológicos será mais rápida e de mais fácil controle, reduzindo os impactos econômicos gerados e dando maior segurança sanitária à cadeia produtiva.
Tiago Lourenço: comemoração e gratidão |
Visivelmente orgulhoso pelo trabalho conquistado pela equipe, Tiago Lourenço deu as boas-vindas a todos, lembrando que a Hy-Line é a primeira empresa de genética de postura a receber o certificado de compartimentação no mundo. “Estou extremamente honrado e feliz em estar aqui hoje, recebendo esse prêmio, o certificado de compartimentação, importante para todos aqueles que buscamos atender e contribuir, dentro do tripé da nossa estratégia de Fazer pela nossa empresa, fazer pelos nossos clientes e fazer pelo nosso setor.”
Tiago disse que a noite era de comemoração mas também de muita gratidão, “aos donos da companhia por acreditar nesse projeto e na nossa gestão, sempre buscando um diferencial e estar um passo à frente, e aos profissionais todos, tanto do governo quanto da iniciativa privada, com uma pegada de elevar o padrão sanitário do setor avícola brasileiro, mostrando liderança em suas áreas de atuação e buscando ser uma referência do que fazem.”
O agradecimento se estendeu, naturalmente, ao time da Hy-Line do Brasil e empresas-irmãs, “que comprou esse sonho com uma proposta ousada de ser o 002 deste país e o 001 em genética de postura comercial do mundo”, destacou o diretor referindo-se ao fato da empresa ser a segunda a conquistar o certificado no Brasil, já que em 2016 o Ministério da Agricultura entregou o certificado à Cobb, do setor de frangos de corte. A Hy-Line é a primeira em postura a conquistar o certificado de compartimentação.
Tiago lembrou a todos que em 2004, a OIE – Organização Mundial para a Saúde Animal – lançou o conceito de compartimento para reconhecer empresas que operam com padrões de biossegurança tão altos que são capazes de permanecer livres de doenças, mesmo na ocorrência de registro de surto no país. Nesse sentido, a compartimentação elimina a questão geográfica o que garante a blindagem sanitária e econômica. “E esse é o status sanitário diferenciado que conquistamos”, salientou.
Juliana Pereira: vitória é de todos |
O líder da Hy-Line do Brasil também fez questão de parabenizar o setor avícola paulista como um todo, na integração que permitiu desburocratizar os processos, estimulando a participação do setor produtivo em decisões relevantes para a maior agilidade e melhores resultados, elevando o padrão de todos. “Já dizia o provérbio inglês: quando a maré sobe todos os barcos sobem juntos”, citou Tiago. “Com isso – ressaltou -, o Estado foi pioneiro na compartimentação e segue muito atuante e participativo na luta por melhorias para o nosso setor e para o agronegócio, de maneira geral. Essa aliança do MAPA com a Secretaria de Agricultura, a APA, a ABPA, a Defesa Agropecuária e as empresas propiciou qualidade ao processo e foi determinante para o estabelecimento de metas, hoje alcançadas e que estamos aqui para celebrar.”
A união foi fundamental para a construção desse patamar de segurança sanitária, segundo o diretor da Hy-Line. Para ele, ninguém faz nada sozinho “e não existe bala de prata e nem tacadas extraordinárias. O sucesso do dia para a noite demora alguns anos para acontecer. Essas parcerias, com cada um contribuindo com o seu tijolo para uma obra maior, com pequenas coisas feitas de maneira extraordinária, com muito compromisso e determinação, é o que nos permitiu evoluir e alcançar esse importante marco para a Hy-Line do Brasil.”
O trabalho da equipe, mais uma vez, foi ressaltado pelo diretor, que parabenizou a todos que contribuíram para essa conquista. “Chegar não foi fácil e seguir evoluindo será ainda mais desafiante. Mas estou seguro de que, com o setor unido, uma equipe com sangue nos olhos e paixão no coração, teremos ainda mais conquistas para celebrar. E eu lhes garanto: o melhor ainda está por vir.”
E foi as equipe da empresa e das empresas-irmãs da Hy-Line que Juliana Pereira, gerente de operações avós da Hy-Line do Brasil, convidou para que se levantassem para que, juntos, recebessem os aplausos dos presentes. “Gostaria de dizer que a vitória é de todos nós, sempre”, parabenizou Juliana, profissional que acompanhou de perto todos os processos que levaram à certificação da empresa no setor de avós. “É um orgulho para todos nós e uma conquista que só foi possível porque houve empenho de todos os envolvidos”, ressaltou a gerente, ao conceder entrevista à imprensa local.
MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA
Ariel Mendes: um projeto do Brasil |
Para Ariel Mendes, diretor de relações institucionais da ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal -, a cerimônia do dia 29 de março foi propícia à parabenização da Hy-Line e também a relembrar como foi possível alcançar esse importante patamar para a avicultura brasileira em nível internacional. “Como o Tiago disse, é o primeiro compartimento de acordo com as regras da OIE em genética de postura. E isso tem um significado muito grande. O Brasil é hoje grande exportador de material genético e toda a América do Sul depende da genética que sai do Estado de São Paulo.”
Nesse sentido, Ariel lembrou o trajeto que a empresa, as entidades representativas do setor avícola e os órgãos governamentais percorreram juntos para conquistar esse marco fundamental para toda a indústria avícola brasileira. O diretor da ABPA agradeceu o trabalho e empenho do Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, sua equipe e a equipe do MAPA. “O secretário chamou o setor privado à responsabilidade e colocou toda a equipe para trabalhar nesse projeto, assim como também o Ministério da agricultura”, fez questão de lembrar Ariel. E destacou a importância desse trabalho para a avicultura do Estado de São Paulo. “O compromisso foi cumprido. Hoje é uma prestação de contas. Nós estamos trabalhando de uma maneira muito forte na compartimentação pela responsabilidade que o Brasil tem nesse projeto. Além da genética de São Paulo abastecer toda a América do Sul, hoje exportamos material genético para vários países do mundo, então parte da avicultura mundial depende disso.”
Ao parabenizar a Hy-Line e a Secretaria da Agricultura, Ariel foi enfático: “Esse é um projeto do Brasil. O Brasil foi pioneiro nisso. Aquele compromisso assumido com a OIE lá atrás, com um programa-piloto, foi cumprido, e nós vamos avançar ainda mais pela responsabilidade que o país tem como líder na exportação, como o segundo maior produtor de frango de corte, como uma plataforma de exportação de material genético.”
DE NOVA GRANADA PARA O MUNDO
Tânia Yugar: a função do gestor |
Sede da Hy-Line do Brasil desde o final dos anos 1990, a cidade de Nova Granada também mereceu destaque na noite de comemoração, já que entrou para o mapa mundial da avicultura. A prefeita Tânia Yugar se disse honrada e muito feliz com a conquista e creditou muito desse sucesso ao espírito de companheirismo vivido pela equipe da Hy-Line. Para ela, a iniciativa privada tem toda a condição de oferecer qualidade e bons resultados se houver gestores públicos que propiciem um ambiente adequado para isso.
“Essa é a nossa função: o gestor tem que dar condição para a população, para os empreendedores, para que forneçam mais empregos e contribuam com o município para que possamos reverter isso em saúde, educação e o social, que é o tripé fundamental para todos. Vocês são uma empresa que muito nos honram, que trouxeram emprego, que melhoraram a qualidade de vida da cidade e eu só tenho a agradecer. E ver vocês crescendo no cenário mundial nos faz sentir muito orgulhosos”, declarou a prefeita Tânia.
O sentimento de orgulho foi expressado também por Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, para quem o certificado é uma conquista da empresa e do conjunto da avicultura de postura paulista. Foi uma grande parceria, disse ele. “Foi realmente um momento histórico quando nós, há pouco mais de um ano, reunimos as casas genéticas de São Paulo e, na esteira daquilo que fazíamos há dois anos, de uma campanha sistemática, demos um passo a partir das diretrizes do Ministério, através da parceria com a APA; fizemos um pacto, e hoje nós estamos comemorando que isso tenha se tornado realidade.”
“As referências que vocês estabelecem hoje e que nos colocam nesse cenário internacional nos dão ânimo”, enfatizou Jardim, destacando: “A primeira lição desse encontro de amigos hoje aqui é que o Brasil tem jeito. O Brasil que incorpora uma empresa como essa, de tradição centenária, que vem para cá e encontra a sua vocação, encontra possibilidade de se desenvolver; é a boa somatória daquilo que é o papel do Brasil no suprimento alimentar, da segurança alimentar do mundo.”
Arnaldo Jardim e Fernando Buchalla: entidades fazem a diferença |
Jardim foi enfático, também, ao citar o setor produtivo representado pelo trabalho da APA e da ABPA, duas entidades que, segundo ele, fazem muito bem o seu papel. “São duas entidades que fazem a diferença no setor da proteína e, particularmente, na avicultura, de forma propositiva, tomam iniciativas, partilham de políticas públicas conosco, dividem a discussão sobre aquilo que temos que enfrentar para manter a qualidade, desenvolver a genética, ampliar o mercado e manter as barreiras sanitárias.”
Lembrando suas origens e ressaltando a importância da parceria, Fernando Buchalla, coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, se disse orgulhoso por participar desse momento histórico, “acompanhando essa conquista, que foi feita por toda uma equipe”. O profissional, que é da Região Noroeste Paulista, onde iniciou sua carreira, lembrou a história que tem com a Hy-Line. “Como médico veterinário da regional de São José do Rio Preto eu tive a grata oportunidade de acompanhar a iniciativa dessa empresa de se estabelecer aqui na região e, desde o primeiro contato, buscou os melhores princípios, na escolha da região, da fazenda, dos procedimentos, sempre com muito contato com o setor público e privado.”
Equipes do Grupo EW e convidados marcaram presença. Tiago e o pai Paulo Lourenço: homenagem especial |
Com a presença de convidados de diversos setores da avicultura, a festa de comemoração da Hy-Line foi um brinde à seguridade e à excelência que a postura brasileira vem conquistando rumo a patamares mais elevados. As congratulações, segundo Tiago Lourenço, devem ir para todo o setor de postura comercial e, nesse sentido, a certificação é um incentivo para todos do setor de proteína animal.
INVESTIMENTOS EM EXCELÊNCIA
Em entrevista a A Hora do Ovo, por ocasião da entrega do certificado em 14 de março, na ABPA, em São Paulo, Tiago Lourenço disse que a certificação valida e reforça todos os investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, tanto em infra-estrutura como em pessoas, procedimentos e protocolos. "O certificado de compartimentação é o nosso escudo sanitário contra doenças importantes como a Influenza aviária e a Doença de New Castle, que têm impacto direto e muito danoso em barreiras comerciais e negócios internacionais e exportação. Esse é o selo que demonstra e valida que nós temos procedimentos que impedem a entrada de doença em nossas unidades, em nossas operações, e se ela entrar, todos os colaboradores sabem o que fazer para atuar, mitigar os danos, através de planos de contingência bem estruturados."
A Hy-Line do Brasil investiu mais de 10 milhões de dólares nos últimos cinco anos na operação brasileira por melhores práticas e biosseguridade, o que contribuiu para suas conquistas e marcos históricos, como a importação de linhas puras em 2016, e o certificado de compartimentação do MAPA, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Esse investimento fez com que a Hy-Line do Brasil se consolidasse como uma das principais plataformas de produção e exportação de material genético para postura comercial do Grupo EW em todo o mundo, pelo elevado padrão de qualidade e garantia de fornecimento estratégico de seus produtos para o mundo.
A Hy-Line do Brasil abastece mais de 70% da América do Sul com material genético brasileiro. As exportações são realizadas para mais de 27 países em quatro continentes do mundo, todas as semanas.
"A sanidade é o nosso passaporte para o mundo e o certificado de compartimentação é o visto que precisávamos para seguir evoluindo e crescendo", orgulha-se o diretor geral da Hy-Line do Brasil.