Holanda proíbe a debicagem em aves poedeiras

Holanda proíbe a debicagem em aves poedeiras

Medida que segue as tendências atuais de bem-estar animal no mundo será posta em prática a partir de 2018 e será adotada progressivamente nas granjas.

Ovonews

julho 02, 2013

0
../../arquivos/img/2013/7/391_837_conteudo_g.jpg
Aves debicadas não serão mais permitidas na Holanda a partir de 2018

Mais uma ação em nome do bem-estar animal está em marcha na Europa; agora é a vez da Holanda criar leis para a diminuição do impacto na produção de ovos. O ministério da agricultura da Holanda fez um acordo com os produtores para que as aves deixem de ser debicadas a partir de setembro de 2018. Dois partidos políticos no parlamento holandês pediram que a proibição começasse já em 2015.

O Ministério da Agricultura da Holanda afirmou que crê ser importante tornar o setor avícola responsável, sem necessidade de interferência física do homem nos animais, além do necessário. Para prevenir os problemas que possam advir da proibição – como os casos de canibalismo por estresse nas gaiolas -, as granjas e empresas fornecedoras de equipamentos e aves deverão se adaptar com medidas diferenciadas de alojamento, manejo e genética.

A proibição à debicagem das galinhas deverá ser introduzida progressivamente na Holanda. Assim, ficarão proibidos diversos cortes e extirpagem em aves de postura e de corte, como debicagem e corte de cristas, entre outros. Segundo o ministério da Agricultura holandês, é preciso pensar no bem-estar animal mas também ter cuidados com a produção avícola, já que ambas são importantes para os avicultores e, portanto, para a economia do país. É importante utilizar o tempo a favor do setor, salientam as autoridades do ministério. “Tempo para a pesquisa, a difusão do conhecimento e a aplicação prática das novas medidas para que sejam reduzidos os riscos e ampliados os acertos”, avaliam as autoridades holandesas.

 (A Hora do Ovo, com informações da imprensa europeia)

0 Comentários