Holanda e Reino Unido confirmam gripe aviária em granjas

Holanda e Reino Unido confirmam gripe aviária em granjas

Granja na região central da Holanda tem um tipo de gripe aviária que pode contaminar humanos, indicam autoridades holandesas.

Ovonews

novembro 17, 2014

0
../../arquivos/img/2014/11/742_1782_conteudo_g.jpg
Gripe aviária: focos foram encontrados na Holanda e no Reino Unido

Gripe aviária foi identificada em uma propriedade na Holanda com 150 mil galinhas na vila de Hekendorp. O fato aconteceu no sábado, dia 15 de novembro, e já no domingo as autoridades do país proibiram o transporte de aves na região. Autoridades no momento estão exterminando as aves contaminadas com uma variante da gripe aviária que ainda não foi nomeada mas que, segundo informes governamentais, é perigosa para todas as aves e mortal para as galinhas.

Trata-se de uma variante altamente patogênica da gripe, muito perigosa para as aves, e a doença pode ser transmitida de animais para humanos, informa o governo holandês. Surtos anteriores de gripe aviária na Europa e na Ásia foram altamente contagiosos e infectaram humanos, gerando o temor de que surtos de gripe aviária poderiam provocar grandes epidemias, informa a agência de notícias Reuters.

Na manhã do domingo, as autoridades holandesas impuseram uma proibição de 72 horas para o transporte de aves, ovos e outros materiais e produtos relacionados para granjas de todo o país. Também proibiram todos os tipos de caça.

Segundo a agência de notícias Reuters, a proibição valerá por 30 dias para as 16 granjas no raio de dez quilômetros do lugar onde a doença foi identificada. Essas criações seguirão procedimentos de segurança para visitas e serão regularmente checadas.

Cerca de dez mil galinhas foram mortas em março depois que a gripe aviária foi detectada numa fazenda no leste da Holanda.

Neste mês, a Alemanha identificou casos da altamente patogênica gripe aviária H5N8, que já atacou a Ásia, mas nunca foi registrada na Europa. Em setembro, a Rússia relatou os primeiros casos da H5N1, outra variante perigosa, em quase dois anos.

Na sexta-feira também foi confirmado um caso de gripe aviária no Reino Unido. Ele foi detectado em uma criação de patos no país, o primeiro desde 2008. Autoridades afirmaram que foram tomadas medidas para controlar o surto e que cientistas estão trabalhando para identificar a variedade do vírus. Eles descartaram que seja H5N1, variedade da doença que pode ser fatal para humanos.

O vírus foi encontrado em uma fazenda próxima ao vilarejo de Nafferton, no Norte da Inglaterra. Um veterinário local alertou sobre o assunto na sexta-feira, levando especialistas em saúde animal a isolarem a área e sacrificarem todos as seis mil aves da fazenda.

O oficial chefe de Veterinária no Reino Unido, Nigel Gibbens, afirmou que o caso provavelmente está relacionado aos recentes surtos na Holanda e na Alemanha. Aves selvagens ou gaiolas usadas para transportes de animais podem ter levado o vírus ao território britânico.

(A Hora do Ovo, com informações da agência Reuters e Dow Jones Newswire)

0 Comentários