Gripe aviária nos Estados Unidos pode beneficiar o Brasil

Gripe aviária nos Estados Unidos pode beneficiar o Brasil

Grande comprador de aves e ovos norte-americanos, a China proibiu a importação dos produtos dos Estados Unidos; produto brasileiro pode ser beneficiado.

Ovonews

janeiro 26, 2015

0
../../arquivos/img/2015/1/790_1877_conteudo_g.jpg
 

Com a confirmação de casos de gripe aviária em granjas norte-americanas, a China proibiu as importações de carne de frango e ovos dos Estados Unidos. E o país asiático não foi o único a fazê-lo. Mais de 20 países, incluindo a Coreia do Sul e a África do Sul, já haviam imposto restrições à importação de aves americanas.

A proibição dos chineses pode abrir uma oportunidade para os brasileiros, segundo análise de Ricardo Santin, vice-presidente de aves da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal. Santin avalia, em entrevista ao Canal Rural, que o Brasil pode ser chamado para fornecer mais produtos das plantas que já estão habilitadas e crescer nas exportações em 2015.

“A crescente demanda da China contribuiu para o crescimento do Brasil em exportação de carne de frango em 2014, quando 29 frigoríficos brasileiros foram aprovados para exportação pelos chineses”, informa a reportagem do Canal Rural. Santin diz que o Brasil possui estoque e capacidade de aumentar imediatamente a produção para atender às necessidades chinesas. “A produção do Brasil é capaz de suprir, seja no estoque ou na capacidade de aumento imediato. Se formos chamados a atender a China com mais produtos, nós estamos aptos”, reforça.

O surto de gripe aviária nos Estados Unidos foi confirmado em dezembro de 2014 pelo Departamento de Agricultura do país, o USDA. Na ocasião, a presença do vírus foi detectada em Washington, Califórina e Oregon, mas já há registros de outros estados infectados. Nesse domingo, dia 25 de janeiro, o USDA confirmou a presença de gripe aviária em uma granja de perus em Stanislaus County, na Califórnia.

Segundo as agências internacionais, até agora nenhum caso em humanos foi diagnosticado nos Estados Unidos e Canadá (onde também foi detectado surto da doença, em dezembro), mas continua a ser uma preocupação. “Testes foram feitos no rebanho quando houve crescimento da mortalidade dos animais na granja. Logo após a confirmação no laboratório da California Animal Health & Food Service, os animais foram colocados em quarentena”, informa reportagem do G1, site da Globo. "O vírus H5N8 não mostrou ser um risco à saúde pública. Como um lembrete, o cozimento de ovos a uma temperatura interna de 165 ºF (74ºC) mata as bactérias e vírus", informa o USDA. No comunicado, também aconselharam as pessoas a não terem contato com animais selvagens.

De acordo com a reportagem da Globo, os órgãos federais e estaduais americanos já estão trabalhando em um plano de ação para fazer novos testes do vírus na região. "Os Estados Unidos têm o maior programa de vigilância de gripe aviária do mundo, e o USDA está trabalhando com seus parceiros para procurar a doença em comércios, mercados de aves vivas e população de aves selvagens migratórias", informou o órgão em comunicado.

(A Hora do Ovo, com informações de reportagens do Canal Rural, G1 e agências internacionais)

0 Comentários