Granja Mayra ganha certificação do Governo Federal

Granja Mayra ganha certificação do Governo Federal

Ela é uma das duas granjas de Pedralva, no Sul de Minas, a terem atestado de que estão livres de Mycoplasma e Salmonella.

Ovonews

junho 15, 2012

0
../../arquivos/img/2012/6/32_59_conteudo_g.jpg
Granja Mayra, de cria e recria, ganhou a certificação do Governo Federal

 

O Instituto Mineiro de Agropecuária deu, no início deste ano, a boa notícia que toda empresa gostaria de poder divulgar. Duas granjas no Sul de Minas foram certificadas pelo Governo Federal por estarem livres de Mycoplasma e de Salmonella. A Granja Mayra, localizada em Pedralva, é uma das certificadas. 

Em entrevista ao site do Biovet, laboratório que atende a Granja Mayra, a empresária Ana Elvira Monti, responsável pela empresa que atua no setor de recria de aves de postura, comunicou com satisfação o retorno à atividade, após receber aval oficial sobre a sanidade de seu estabelecimento. “Estamos aptos a enviar frangas para o Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, ou seja, para todo Brasil”, informou. 

A certificação é uma ação prevista na Instrução Normativa nº 56 do Mapa, que trata dos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais. O objetivo é fornecer às granjas comerciais, aves saudáveis e potencialmente livres desses agentes infecciosos, principalmente porque, certificadas, comercializam seus produtos para outros estados. Atualmente, 271 granjas comerciais de aves de postura são cadastradas no IMA, sendo que 8 milhões de aves estão concentradas no Sul de Minas. O estado é o segundo maior produtor de ovos para exportação.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, explica que os certificados são importantes para atestar a qualidade dos produtos e garantir a sanidade animal. “A certificação traz benefícios para o agronegócio mineiro e brasileiro, além de comprovar a procedência do produto, tanto para o consumidor final, quanto para os produtores que compram e vendem as aves”, comenta. A expectativa é que mais duas granjas da mesma região obtenham este certificado até dezembro deste ano.

A certificação é uma ação prevista na Instrução Normativa nº 56 do Mapa, que trata dos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais. O objetivo é fornecer às granjas comerciais, aves saudáveis e potencialmente livres desses agentes infecciosos, principalmente porque, certificadas, comercializam seus produtos para outros estados.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possui o cadastro dos estabelecimentos reprodutores avícolas de todo o território mineiro e o Ministério da Agricultura é o órgão responsável por conceder a certificação destes estabelecimentos. Atualmente, 271 granjas comerciais de aves de postura são cadastradas no IMA, sendo que 8 milhões de aves estão concentradas na região Sul de Minas. Neste segmento, o Estado é o segundo maior produtor de ovos (de consumo) para exportação.

A salmonelose causa morte súbita nas aves, chegando muitas vezes a prejudicar 70% do lote. Além disso, pode ser prejudicial ao homem, por ser uma zoonose. Já a micoplasmose é enfermidade que acomete principalmente o sistema respiratório das aves, ocasionando a queda na produtividade de ovos. Algumas aves podem sofrer problemas articulares e ficar susceptíveis a outras doenças infecciosas.

O diretor geral do IMA acrescenta ainda, que o Instituto Mineiro continuará realizando as ações de fiscalização para que os demais estabelecimentos de recria para revenda de aves tenham seus animais livres de doenças e consequentemente, sejam aptos a receberem o certificado concedido pelo MAPA, garantindo a qualidade do produto final.

0 Comentários