Globo Rural registra alta temperatura e redução da produção de ovos

Globo Rural registra alta temperatura e redução da produção de ovos

Reportagem realizada em Bastos (SP) e divulgada no Globo Rural de domingo, dia 1º de fevereiro, mostra as consequências do calor no Oeste Paulista.

Ovonews

fevereiro 01, 2015

0
../../arquivos/img/2015/2/796_1922_conteudo_p.jpg
Climatizadores contra o calor em Bastos

As altas temperaturas voltam a ser tema de reportagem na TV. Dessa vez o calor que reina no Oeste Paulista foi ao ar no programa Globo Rural que a Rede Globo veiculou neste domingo, dia 1º de fevereiro. Segundo o repórter Felipe Modesto, da TV TEM, afiliada da Rede Globo no Centro-Oeste Paulista, as temperaturas acima dos 30 graus têm levado à baixa produtividade; isso resulta em menos ovos e, portanto, em preços mais altos no final das contas.

“Uma granja da região tinha mais de um milhão de galinhas no começo do ano, mas em apenas duas semanas mais de 30 mil aves morreram de calor”, informa o repórter, que prossegue em sua reportagem. “Segundo o produtor Sérgio Kakimoto, mesmo as aves que sobrevivem ao clima quente, comem menos e botam uma quantidade menor de ovos. `A galinha deixa de consumir a ração. Com isso, ela tem menos nutrientes para formar um ovo. Então, durante este período de calor, a queda de produção gira em torno de 15%`, explica o avicultor.

../../arquivos/img/2015/2/796_1921_conteudo_p.jpg
Sérgio Kakimoto: queda na produção

Para diminuir os efeitos do calor sobre as aves, outra granja da região investiu em barracões com climatizadores. A temperatura é pelo menos 10 graus mais baixa do que no ambiente externo. Foram 14 exaustores colocados no galpão, investimento de mais de um milhão de reais para garantir a produtividade.

Com os investimentos em tecnologia, os produtores esperam ter uma melhora nos preços.

A caixa do ovo branco tipo extra está sendo negociada a R$57,00. A caixa do tipo extra vermelho está por R$74,00.

../../arquivos/img/2015/2/796_1923_conteudo_p.jpg
Katsuhide Maki: consumo menor

O presidente do sindicato rural de Bastos, Katsuhide Maki, espera que com o fim das férias escolares, o consumo de ovo aumente. “Em dezembro, janeiro, muita gente está de férias, as escolas estão fechadas, então eu acho que o consumo cai bastante”, comenta à reportagem.

O preço da caixa do ovo branco subiu 24% em um mês e o ovo vermelho registrou alta de 45%.”

Confira a reportagem do Globo Rural em vídeo no link g1.globo.com/economia/agronegocios.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos do Globo Rural)

0 Comentários