Fernando Buchala é o novo coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo

Fernando Buchala é o novo coordenador da Defesa Agropecuária de São Paulo

Nomeado no último dia 18 de agosto, Buchala assume novo desafio à frente do órgão no qual atua desde 1992; tem expressiva atuação junto ao setor avícola.

Ovonews

agosto 23, 2015

0
../../arquivos/img/2015/8/926_2373_conteudo_g.jpg
Buchala: novo desafio à frente da Codeagro SP

O médico veterinário Fernando Gomes Buchala é o novo chefe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado de São Paulo. A nomeação foi publicada na terça-feira, dia 18 de agosto, no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Com forte atuação junto ao setor avícola paulista, Buchala participou e participa de vários grupos e comissões de trabalho, como a Comissão Técnica de Avicultura, Câmara Setorial de Aves e Ovos, Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais, Comitê Estadual de Sanidade Avícola e o Plano de Prevenção da Influenza Aviária.

O médico veterinário tem 50 anos e é graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem mestrado e doutorado em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Jaboticabal nos anos de 2003 e 2008, respectivamente, e pós-doutorado em epidemiologia pela Universidade da Geórgia - EUA, 2012/1013.

Ingressou na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo por concurso público em novembro de 1992 junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São José do Rio Preto, no qual foi responsável pelas ações de defesa sanitária animal nos municípios da regional e assistente de planejamento. Em 2009 assumiu a diretoria do EDA, onde permaneceu até 2012.

Na sede da Coordenadoria, em Campinas, coordenou o Programa Estadual de Sanidade Avícola de 1997 a 2009, tendo sido assistente de planejamento junto ao Centro de Defesa Sanitária Animal e o Grupo de Defesa Sanitária Animal. Desde 2013, exercia a função de coordenador substituto da Defesa Agropecuária.

Foi delegado da delegacia do Conselho Regional de Medicina Veterinária em São José do Rio Preto nos anos de 2008 e 2011 e assessor regional de agosto de 2014 a julho de 2015.

Tem tido importante atuação no Programa de Prevenção à Influenza Aviária posto em prática no Estado de São Paulo desde maio deste ano.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo)

0 Comentários