Espírito Santo realiza seu primeiro concurso de qualidade de ovos

Espírito Santo realiza seu primeiro concurso de qualidade de ovos

Primeira edição do concurso de qualidade de ovos promovido no Espírito Santo revela os três primeiros colocados; objetivo é incentivar a qualidade na produção capixaba.

Ovonews

setembro 08, 2015

0
../../arquivos/img/2015/9/933_2384_conteudo_g.jpg
Os campeões em qualidade de ovos do Espírito Santo: em busca do melhor ovo

 

Edvan Kruger, Marciano Lemke e Valdir Kosanke foram os três avicultores premiados na primeira edição do Concurso de Qualidade de Ovos do Espírito Santo. Eles receberam prêmios pelo primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. A primeira edição do concurso aconteceu no dia 15 de agosto, durante a IV Semana Tecnológica do Agronegócio, realizada entre os dias 12 e 15. A organização foi da Coopeavi, a cooperativa da região de Santa Maria de Jetibá – maior produtor de ovos do Espírito Santo - que congrega avicultores de postura, entre outras atividades agropecuárias da serra.

O maior evento de capacitação e negócios do cooperativismo capixaba teve como sede a cidade de Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo. O concurso de qualidade de ovos foi uma das novidades da IV Semana Tecnológica do Agronegócio e teve como objetivo identificar o melhor ovo produzido entre os cooperados da Coopeavi.

../../arquivos/img/2015/9/933_2385_conteudo_g.jpg
A análise dos ovos considerou a resistência e espessura da casca, unidade Haugh e cor de gema

 

Segundo informa a cooperativa, essa foi a primeira iniciativa do gênero no Espírito Santo, cuja realização teve como referência o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos (SP), único no país até então. “Esse é o primeiro Concurso que realizamos entre nossos cooperados, estimulando a obtenção de uma qualidade maior dos ovos que irão para a mesa do consumidor final”, enfatizou Luís Carlos Brandt, gerente executivo de Produção da Coopeavi. Os ovos recolhidos nas granjas dos avicultores no dia 13 de agosto foram analisados no último dia da Semana Tecnológica, dia 15 de agosto. “Quatro itens foram avaliados: resistência da casca, espessura da casca, unidade Haugh e cor da gema”, informa a organização.

../../arquivos/img/2015/9/933_2383_conteudo_g.jpg
Anderson Lima, da Alltech, falou sobre a qualidade do ovo no evento capixaba

 

Falando sobre qualidade na produção de ovos, em palestra na Semana Tecnológica, Anderson Lima, da AllTech do Brasil, disse que “a qualidade de ovo é uma percepção que varia de acordo com o agente da cadeia produtiva de ovo. Como o nosso público-alvo (Coopeavi) é o consumidor final, a qualidade de ovos está muito relacionada à uma boa qualidade de casca, como limpeza e integridade, e também a qualidade interna, onde se tem uma boa pigmentação de gema e limpeza da clara. Tudo isso envolve a qualidade do ovo.”

A resistência e a espessura da casca tiveram peso maior na avaliação capixaba, representando 70% da nota final. A Unidade Haugh e a cor da gema completaram os itens avaliados no Concurso. A comissão julgadora, formada por profissionais da Coopeavi, da Associação dos Avicultores do Espírito Santo e da Hy-Line do Brasil, contou com o auxílio da DET 6000, equipamento com tecnologia japonesa, adquirido pela cooperativa no último ano por meio de uma parceria com a AllTech do Brasil.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Coopeavi)

0 Comentários