Embrapa Suínos e Aves leva poedeira colonial à Avesui 2013

Embrapa Suínos e Aves leva poedeira colonial à Avesui 2013

Poedeira colonial Embrapa 051 será um dos produtos apresentados pelo centro nacional de pesquisa de Chapecó (SC); ave ganha espaço no mercado.

Ovonews

maio 13, 2013

0
../../arquivos/img/2013/5/349_762_conteudo_g.jpg
Embrapa 051: produção de ovos acima da média

A poedeira colonial Embrapa 051 será um dos “produtos” apresentados no estande da Embrapa durante a Avesui 2013, que começa nesta terça-feira e prossegue até o dia 16 em Florianópolis (SC). A ave, que vem ganhando mercado na linha colonial, oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas, informa a assessoria de imprensa da Embrapa.

Para se ter uma ideia, a ave desenvolvida pelo Centro Nacional de Suínos e Aves da Embrapa, localizado em Chapecó (SC), produz de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80 ovos. A poedeira da Embrapa também é considerada de dupla aptidão, ou seja, produz tanto ovos – no caso das fêmeas - quanto carne, no caso dos machos, que podem ser abatidos com 120 dias.

A Embrapa informa que a poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. “Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.” Segundo informa o centro de pesquisa, a poedeira colonial 051 da Embrapa Suínos e Aves ganhou ainda mais espaço no mercado nacional voltado à avicultura alternativa em 2012. “A parceria com a Gramado Avicultura permitiu que fossem comercializadas, em média, 83 mil poedeiras por mês em 2012, chegando a mais de um milhão de aves durante o ano, o que equivale a cerca de 3,4% do mercado nacional das poedeiras de ovos vermelhos.”

A Embrapa Suínos e Aves também leva outro produto para a Avesui 2013 que foi desenvolvido pelo centro de Chapecó, como o fertilizante orgânico produzido a partir da compostagem dos dejetos de suínos. E o pesquisador da instituição, Marcio Busi, participará do debate conjuntural Os desafios para um agronegócio competitivo que abre a programação da AveSui, e que terá a presença de outras entidades ligadas às cadeias produtivas. Busi apresenta o estudo do arranjo tecnológico da Embrapa (produção de suínos, com os dejetos servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento de fertilizante orgânico). O pesquisador mostrará a participação do fertilizante na utilização do biogás para geração de energia elétrica durante o painel Biomassa & Bioenergia, da Avesui.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de comunicação da Embrapa Suínos e Aves)

0 Comentários