Em Morro Reuter (RS), um exemplo de sucesso com o selo Ovos RS

Em Morro Reuter (RS), um exemplo de sucesso com o selo Ovos RS

A gaúcha Granja Filippsen sempre investiu em qualidade, por isso, atestou a importância do Projeto Ovos RS, da Asgav, ao qual aderiu.

Ovonews

março 28, 2015

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Raul e Celso Filippsen: foco na produção com qualidade

Não é de hoje que a produção de ovos com qualidade é uma prática na Granja Filippsen. No mercado da postura há 28 anos, a granja gaúcha instalada no município de Morro Reuter, a 59 km de Porto Alegre, é pioneira no Rio Grande do Sul em muitas das práticas que hoje são exigidas para enquadrar o ovo num padrão top de qualidade. Por isso mesmo, a empresa foi uma das primeiras a aderir ao Projeto Ovos RS, conduzido pela Associação Gaúcha de Avicultura, a Asgav (veja detalhes do projeto na matéria o link É possível produzir com qualidade e ampliar o consumo de ovos. Aderir ao projeto, portanto, foi um passo natural dado pelos irmãos Celso e Raul Filippsen na jornada pela busca de um ovo saudável e seguro para o seu consumidor.

“Fomos os primeiros por aqui a implantar as boas práticas de fabricação há 15 anos”, conta Raul, lembrando que a produção de ovos no Rio Grande do Sul sempre esteve associada a um formato diferenciado de produção e, inclusive, de apresentação do ovo ao consumidor. A decisão por seguir o caminho da qualidade e da diferenciação aconteceu na década 1990, quando os dois irmãos visitaram granjas no Estado de São Paulo e entenderam que era mais inteligente optar pela qualidade do que pela quantidade. “Optamos pela gestão de qualidade, com foco no produto”.

Hoje, a Granja Filippsen conta com 123 mil aves produzindo ovos em cinco categorias diferentes para atender nichos de mercados bem específicos. Abastecendo a Grande Porto Alegre, num raio de 200 km, a marca Filippsen oferece ovos enriquecidos com ômega 3, ovos orgânicos, ovos caipiras, ovos gema de ouro (cuja ração é preparada com matéria-prima de origem vegetal e materiais orgânicos) e o ovo comum. “Quando vê os Ovos Filippsen, o consumidor já sabe a qualidade que tem. Ele identifica a marca”, confirma Celso. Com a evolução do consumo qualificado, os Filippsen estão começando a colher os frutos de um investimento feito com critério e consciência de mercado. “O consumidor está tomando consciência da importância do alimento para sua saúde. Então, temos uma perspectiva de que os ovos especiais têm muito mercado para crescer”, avaliam os irmãos.

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Aves caipiras: um dos segmentos da granja

Os investimentos agora seguem no sentido de ampliação, atendendo sempre às exigências das boas práticas de fabricação e das conformidades listadas no Projeto Ovos RS. Nova fábrica de ração, busca pela certificação na destinação dos resíduos, selo verde na área de destinação de embalagens usadas, reaproveitamento da água... há muito o que fazer, pois a busca pela qualidade é uma constante. Mas os irmãos Filippsen gostam mesmo é desse desafio que a atividade propõe todos os dias.

Obter o Selo Ovos RS, oriundo do Projeto da Asgav, é mais um desses desafios aceitos pelos avicultores do Morro Reuter. Segundo eles, o projeto veio ao encontro das necessidades do setor e está, aos poucos, orientando o avicultor para um caminho melhor para todos. “Não é fácil, é um trabalho de formiguinha, mas estamos apenas no segundo ano do projeto, há muito a fazer e as ações do projeto, de fato, estão agregando valor”, atestam.

Para eles, o projeto tem qualidades especiais, pois, embora incorpore exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, vai além na fiscalização e no acompanhamento junto aos avicultores. E isso faz toda a diferença, dizem os irmãos. “O Projeto Ovos RS vai além da sala de ovos: as exigências e controles vão também para o aviário, a refrigeração, as instalações, a compostagem, a biosseguridade, abrangendo setores que nem mesmo o legislação federal inclui”, contam.

Não é fácil, exige determinação, custos maiores, criatividade, mas esse é o caminho para um cenário que se mostra cada dia mais diferenciado, no qual não entra a ideia de que “ovo é tudo igual”. “Não é mais. E não vai ser mais daqui para a frente”, acreditam os Filippsen. “A evolução é muito rápida hoje e o caminho é a diferenciação”, apostam.

(A Hora do Ovo)

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