Dejetos de animais se transformam em oportunidade de renda
Feira realizada na AveSui 2013 mostrará a importância da energia, biomassa e reciclagem de subprodutos de origem animal.
Compostagem do projeto da Embrapa Suínos e Aves: resultados positivos |
Crescendo a passos largos no mundo, o setor de biomassa e bioenergia mostrou a que veio, tornando-se um aliado do produtor na transformação dos dejetos animais em algo lucrativo. Apresentar soluções e tecnologias aos produtores nesse sentido é um dos objetivos da Feira de Biomassa & Bioenergia promovida pela Gessulli Agribusiness e realizada em conjunto com a AveSui 2013, entre terça e quinta-feira, 14 a 16 de maio, em Florianópolis (SC).
Com a feira de biomassa, os promotores da Avesui demonstram que os dejetos de aves e suínos deixaram de ser um grande problema da produção nas pequenas propriedades e indústrias e se transformaram numa solução lucrativa para empresários suinícolas e avícolas brasileiros. “Com o desenvolvimento das tecnologias de biomassa, este material passou a ser transformado em energia elétrica para caldeiras, adubo orgânico, papel e biofertilizantes”, informa a assessoria de comunicação da Avesui 2013.
Estão presentes na feira diversas empresas que detêm a tecnologia para geração de energia de forma renovável. Esse e outros aspectos serão mostrados também durante o Painel Biomassa & Bioenergia - compostagem e geração de energia em avicultura e suinocultura, que reunirá profissionais mostrando a eficácia da união entre o setor agrícola e o de energias renováveis. O painel será coordenado pelo Dr. Paulo Armando V. de Oliveira, engenheiro agrícola e pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, e dará espaço para o lançamento de um produto que transforma as fezes destes animais em adubo orgânico. “A sociedade formou uma imagem errada dos dejetos, de que prejudicam o meio ambiente”, evidencia Oliveira.
Segundo o engenheiro, “o metro cúbico de dejeto suíno ou de aves vale aproximadamente R$5,00. Ou seja, transformados em biomassa, podem ser uma fonte de renda alternativa para os suinocultores e avicultores. A proposta é direcionada principalmente aos produtores que não possuem terra suficiente para distribuir os resíduos que geram na propriedade e oferece a possibilidade da geração de renda a partir da produção de um adubo orgânico. Atualmente, por volta de 5% da energia produzida no país tem origem em fontes alternativas, como a biomassa, a energia térmica e eólica, informa a assessoria da Gessulli, promotora da Avesui.
Mais informações sobre a Feira Biomassa & Bioenergia podem ser obtidas no site www.feirabioenergia.com.br.