Defesa agropecuária de São Paulo realiza seminário sobre influenza aviária

Defesa agropecuária de São Paulo realiza seminário sobre influenza aviária

Série de três seminários começou em Campinas (SP); Bastos e Rio Preto estão no roteiro.

Ovonews

maio 19, 2015

0
../../arquivos/img/2015/5/864_2056_conteudo_g.jpg
Palestra do Dr. Edison Luiz Durigon, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, no auditório do IAC: prevenção

 

São Paulo deu seu primeiro passo para o debate sobre a prevenção da influenza aviária. Trata-se do Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária, evento que debaterá o tema com diversos profissionais e está sendo realizado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, a Codeagro, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado.

Serão realizados três seminários nessa primeira série, com o objetivo de debater a doença que, após atacar os planteis mexicanos e europeus, agora está em grande surto nas granjas dos Estados Unidos.

O primeiro seminário acontece em Campinas, no Sudeste do estado, reunindo cerca de 200 profissionais que assistem seis palestras durante todo o dia 19 de maio. O evento acontece no Auditório do Instituto Agronômico, o IAC,tendo iniciado às 9 horas da manhã e prosseguindo até as 17 horas.

A ideia é suscitar a discussão entre pesquisadores, profissionais da área, representantes do setor e produtores, e disseminar medidas urgentes e necessárias para que a influenza aviária não comprometa o plantel avícola paulista, responsável pela maior produção de ovos do Brasil.

Segundo dados da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, São Paulo é o maior produtor nacional de ovos, com 34,33% do total produzido, o 4º maior exportador brasileiro de carne de frango e o maior exportador nacional de material genético (ovos férteis de galinha).

A produção avícola paulista está estruturada com 421 empresas de postura comercial, 3.095 estabelecimentos de frangos de corte e 277 estabelecimentos de reprodução, os fornecedores de materiais genéticos.

O segundo seminário acontecerá em Bastos, no Oeste Paulista, município que congrega outras 16 microrregiões que compõem o chamado Bolsão de Bastos. Trata-se da região que mais produz ovos no Estado de São Paulo e no Brasil. Leia sobre o seminário em Bastos no link Bastos sedia seminário sobre influenza aviária.

A programação do seminário em Campinas é a seguinte:

Impacto econômico da Influenza Aviaria sobre a avicultura brasileira

Ariel Antonio Mendes (ABPA).

Epidemiologia da Influenza Aviária

Masaio Mizuno (USP).

Papel das aves migratórias na transmissão do vírus de Influenza Aviária

Edison Luiz Durigon (ICB / USP).

Avanços recentes no diagnóstico de Influenza Aviária

Dilmara Reischak (Lanagro).

Como mitigar o risco na avicultura industrial

Paulo Pelissaro (JBS).

Como mitigar o risco na avicultura familiar

Fernando Gomes Buchala (CDA).

Saiba mais sobre a influenza aviária e sua prevenção. Acesse: www.defesaagropecuaria.sp.gov.br/influenza-aviaria/

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Codeagro/Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Fotos: Teresa Paranhos)

0 Comentários