Contrabando e nova normativa avícola preocupam avicultores colombianos

Contrabando e nova normativa avícola preocupam avicultores colombianos

Segundo a Fenavi, entram pelas fronteiras da Colômbia cerca de 1500 toneladas de carne de frango e um milhão de ovos.

Ovonews

maio 05, 2014

0
../../arquivos/img/2014/5/616_1420_conteudo_g.jpg
Normativas colombianas para a avicultura preocupam produtores

Os avicultores da Colômbia estão muito preocupados com o índice de contrabando de ovos e carne de frango contrabandeados da Venezuela. Entram pelas fronteiras oriundos da Venezuela cerca de 1500 toneladas de carne de frango e 1 milhão de ovos todos os meses, o que afeta a economia do país, atrapalha o mercado avícola e ainda pode levar a problemas sanitários para os colombianos.

Segundo estimativas da Federação Nacional de Avicultores da Colômbia, a Fenavi, somente ao Norte da região de Santander, cerca de 40% dos produtos consumidos entram sem nenhum controle fronteiriço.

Embora as autoridades dos dois países estejam trabalhando para coibir as ações, há que convencer os comerciantes da região para que não adquiram produtos de contrabando, segundo informa o presidente da Fenavi, Andrés Valencia. Uma das ações da Federação dos avicultores colombianos junto aos produtores avícolas está sendo a campanha Compre colombiano, que aconteceu durante uma feira instalada em Cúcuta no último 10 de abril.

Outra preocupação dos avicultores colombianos diz respeito às novas normas para a avicultura impostas pelo governo e que tratam de mudanças específicas para o setor. As exigências que mais estão incomodando os avicultores dizem respeito a mudanças nos galpões das aves. Com a atuação da Fenavi, o Instituto Agrícola da Colômbia, o ICA, suspendeu a implantação oficial da norma 3642, instaurada em 2013 e que estabelece novos requisitos para a atividade produtiva. Essa norma exige grandes mudanças que afetarão, principalmente, os pequenos e médios produtores.

Agora, se espera que daqui a dois meses o ICA torne conhecidas as normas que regularão a atividade avícola no país.

(A Hora do Ovo, com informações do Sítio Avícola)

0 Comentários