Começa o Congresso Mundial de Avicultura
Na abertura, representantes da cadeia avícola brasileira ressaltaram a qualidade da produção nacional e a importância da avicultura para o mundo hoje.
Representantes de 90 países presentes à abertura |
Mais de 90 países representados no Congresso Mundial de Avicultura receberam as boas-vindas e os cumprimentos das autoridades brasileiras durante a abertura do WPC 2012, ontem à noite, em Salvador (BA). Mais de 1000 participantes do 24º Congresso, sediado no Brasil até o próximo dia 9, assistiram à cerimônia de abertura do importante evento, ouvindo palavras de otimismo e de celebração à capacidade de produção avícola do Brasil e dos países produtores no mundo.
“Ao longo dos anos, o setor avícola tem se tornado um dos fornecedores de alimentos mais eficientes, com alta qualidade e baixo custo, sendo uma das principais fontes alimentares do mundo”, destacou Edir Nepomuceno da Silva, presidente da Facta, a Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas, e representante da WPSA Brasil, organizadora do congresso mundial. Nepomuceno também demonstrou a importância da avicultura no contexto global.
De sua parte, o presidente da Ubabef, a União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra, foi enfático ao ressaltar a importância do setor produtivo avícola no cenário brasileiro e mundial. Disse ele que “poucos países tiveram um crescimento tão significativo nos últimos dez anos como teve o Brasil, que vem apresentando um desenvolvimento sustentável em todos os aspectos, tanto no econômico quanto no social e no ambiental”, afirmou.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, também destacou o setor avícola e o agronegócio em seu discurso. Ele ressaltou a importância da agropecuária brasileira e a qualidade da produção avícola nacional, sustentando uma parte considerável da cadeia alimentícia do país. Parabenizou os produtores por isso.
Autoridades na abertura do congresso |
A cerimônia de abertura do congresso contou ainda com a presença do presidente da WPSA, Bob Pyn, do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e do Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Eduardo Salles.
Na sequência, os presentes assistiram à inauguração oficial da WPC Expo 2012, a feira de produtos e serviços avícolas que acontece paralelamente ao congresso, no Centro de Convenções de Bahia. A feira está sendo considerada uma das maiores do setor, pois conta com a presença de grande parte das empresas nacionais e multinacionais que dão suporte em pesquisa, produtos e tecnologias para o avicultor de corte e de postura.
O Congresso Mundial de Avicultura terá os mais prementes temas que a cadeia avícola hoje necessita conhecer, debater e colocar em prática em suas variadas escalas. Da biosseguridade ao marketing, os temas contarão com palestrantes apresentando ações e informações de diversas regiões do mundo, técnicos e profissionais especializados em suas áreas de atuação, promovendo um grande e global debate para os participantes dessa imensa cadeia alimentar da proteína animal.
Esta é a segunda vez que o Brasil sedia o Congresso Mundial. A primeira foi na década de 1970, no Rio de Janeiro.
(Com informações da assessoria de imprensa do Congresso Mundial de Avicultura)