Colômbia envia seu primeiro lote de ovos para o México, em 2013
Exportações do país reiniciaram com o envio de 10 contêineres transportando 258 mil ovos cada um. Colombianos estão satisfeitos com a confiança mexicana.
Ovos colombianos rumo ao rico mercado do México |
A Federação Nacional de Avicultores da Colômbia está satisfeita com os primeiros dias do ano de 2013. Pelo menos no que diz respeito à exportação de ovos que o país continuará fazendo este ano. O contrato com os mexicanos prossegue em 2013, quando serão embarcados para o México 10 contêineres de ovos por semana.
Como se sabe, os mexicanos são os maiores consumidores per capita de ovos do mundo – consomem 380 ovos per capita anualmente -, e precisam ter seu mercado abastecido, o que não estava acontecendo por conta de um surto de gripe aviária que atingiu a região de Jalisco, maior produtora avícola do México.
Para a Federação Nacional de Avicultores da Colômbia, a Fenavi, a exportação de ovos para o México confirma a confiança na qualidade do ovo produzido pelos avicultores colombianos e também na logística do país.
Além da Colômbia, o México passou a importar ovos também dos Estados Unidos para compensar as perdas com a gripe aviária. O consumo diário de ovo no país é de 300 mil caixas. Um grupo de economistas mexicanos calculou que a doença que afetou as aves mexicanas custou ao país mais de US$900 milhões – 23 milhões de aves foram eliminadas. A indústria avícola não recebeu qualquer ajuda financeira do governo. A expectativa, segundo os especialistas, é que o México – que já reiniciou os alojamentos nas granjas afetadas – tenha as aves totalmente repostas até março ou abril deste ano.