Ceva reúne avicultores em evento sobre salmoneloses no Brasil

Ceva reúne avicultores em evento sobre salmoneloses no Brasil

Encontro técnico será realizado em Tupã (SP), região de Bastos, neste dia 18, e terá como palestrante Luiz Sesti, dos serviços técnicos internacionais da Ceva.

Ovonews

novembro 18, 2013

0
../../arquivos/img/2013/11/507_1167_conteudo_g.jpg
Luiz Sesti, da Ceva: falando aos avicultores sobre salmoneloses

A situação atual das salmoneloses no Brasil é o tema central do evento técnico que a Ceva Saúde Animal promove hoje tendo como público os avicultores da região de Bastos, no Oeste Paulista. A empresa de vacinas reúne os produtores na cidade de Tupã, a 23 km de Bastos, para apresentar e debater esse que é um dos principais temas do momento para o setor avícola, principalmente após a publicação da Instrução Normativa 10 (IN10) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos recentes surtos da enfermidade nos últimos meses.

Levando o tema central Atualização sobre a situação das salmoneloses no Brasil, estará presente o Dr. Luiz Sesti, do Departamento de Serviços Técnicos Internacionais para América Latina da Ceva Saúde Animal, que apresentará informações aos produtores de ovos da região, no sentido de ampliar seu conhecimento sobre as salmoneloses, seus impactos econômicos, assim como os métodos de controle disponíveis para a indústria brasileira.

Segundo a assessoria de imprensa da Ceva, serão debatidos os dois soroaves de salmonela mais em evidência no momento, entre os mais de 2600 existentes: a Salmonella Gallinarum e a Salmonella Enteritidis. A Salmonella Gallinarum (SG) é a causadora do Tifo Aviário, doença que tem se disseminado no país, causando morbidade e mortalidade nos plantéis afetados. Já a Salmonella Enteritidis (SE) está mais relacionada a casos de toxinfecções alimentares em seres humanos que consomem produtos contaminados. Sesti ressalta que medidas de biosseguridade e vacinação são fundamentais para o sucesso no controle desses problemas.

Segundo Alberto Inoue, gerente de Marketing de Aves e Suínos da Ceva e membro do Comitê de Sanidade Avícola (COESA) de São Paulo, as salmoneloses têm sido muito discutidas no setor de corte por mais de uma década e agora também passam a ser tema de vigilância epidemiológica nas granjas de postura que se enquadram no programa de gestão de risco diferenciado. “Existem muitos pontos da IN10 que estão sendo discutidos entre o setor público, produtivo e privado e as últimas reuniões nos diferentes estados têm auxiliado a esclarecer alguns desses itens”, afirma Inoue.

A organização do evento da Ceva Saúde Animal informa que os interessados em participar do evento devem confirmar presença pelos telefones (14) 3478.3911 ou (14) 9745.1196. O encontro técnico da Ceva, em Tupã, tem início às 18:30 hs, no salão de eventos da Máquina da Alegria.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Ceva Saúde Animal)

0 Comentários