Capixabas farão a maior omelete do Brasil
Já chamada de Omelete Gigante, a receita será preparada durante a GranExpoES 2013, em Serra, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo.
![]() |
Omelete de Santa Maria de Jetibá será servida a milhares de pessoas |
Segunda maior produtora de ovos do país, a cidade capixaba de Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Espírito Santo, terá uma participação mais do que expressiva na grande atração da GranExpoES 2013. É de lá que sairão os milhares de ovos que farão o sucesso da Omelete Gigante, uma ideia que une avicultores e parceiros numa ideia inédita no Brasil.
O projeto é grandioso e pretende ser uma das grandes atrações da maior feira agropecuária do Espírito Santo. Os promotores da ideia fizeram até um teste, na quinta-feira, dia 1º de agosto, visando testar o “prato” que será servido durante a exposição na cidade de Serra, que fica na região metropolitana de Vitória, capital capixaba. O “aperitivo” utilizou 2 mil ovos, 22 kg de cebola, 2 kg de alho, 2 kg de manteiga, 5 litros de óleo, 2 litros de azeite, manjericão e sal. “Para degustar esse prato foram necessárias ‘apenas’ mil pessoas!”, informa a assessoria de divulgação da GranExpoES 2013.
![]() |
Frigideira gigante chega ao local onde será realizada a exposição rural |
Mas esse foi apenas um “tira-gosto”, como salientam os promotores do evento, pois no dia 8, quinta-feira, quando a GranExpoES abre ao público em geral, será preparada uma omelete bem maior. “A maior, no entanto, será feita no domingo – Dia dos Pais – com um total de 10 mil ovos. Com esse volume, esperamos que no mínimo 5 mil pessoas saboreiem a maior omelete já produzida no Brasil!”, adianta Zezinho Boechat, coordenador geral da GranExpoES.
Tudo é superlativo nesse projeto. Para dar conta da Omelete Gigante do Espírito Santo foi preciso mandar fazer uma frigideira e um fogão com as mesmas proporções do prato que será servido. Os cálculos exigiram, inclusive, a participação do físico e matemático Paulo Randow, responsável pela coordenação dessa estrutura. “A frigideira gigante tem o fundo com 3 metros de diâmetro, conta com 20 centímetros de altura e pesa 400 kg. Para fabricá-la contamos também com a expertise da empresa Saveli Industrial”, diz.
De acordo com o Chef Gilson Surrage, responsável pela coordenação da omelete gigante, o desafio maior será a temperatura. “A frigideira é muito grande, então, o controle do fogo é uma preocupação constante para que toda a omelete fique pronta no mesmo tempo de cozimento”, declarou o chef aos jornalistas do evento.
Outro cuidado especial, segundo a assessoria de imprensa da GranExpoES, será com a matéria-prima. “Todos os ovos que serão utilizados possuem SIF (Selo de Inspeção Federal) e já chegarão ao parque homogeneizados, lacrados em recipientes de 18 litros e resfriados a uma temperatura de -10°C. Esse cuidado assegura o controle microbiológico da nossa omelete gigante para evitar qualquer risco de bactérias, em especial a salmonela”, explica a nutricionista Luciana Zandonadi, colaboradora do projeto.
O mais importante parceiro para a realização desse projeto é Santa Maria de Jetibá, o segundo maior produtor de ovos do Brasil. A pequena cidade localizada na Serra do Espírito Santo conta hoje com 140 granjas e 8 milhões de aves, atrás apenas de Bastos, no interior de São Paulo. “Hoje, 93% dos ovos produzidos dentro do Estado do Espírito Santo são provenientes de Santa Maria de Jetibá; durante o evento estaremos mostrando a nossa capacidade de produção”, salienta Manfredo Kruger, secretário municipal de agropecuária de Santa Maria de Jetibá.
Um recorde brasileiro
A expectativa da organização da GranExpoES 2013 é atingir o primeiro recorde brasileiro com uma omelete gigante. Estima-se que cinco mil pessoas poderão degustar o prato, que pesará cerca de 400 kg e utilizará como ingredientes 110 kg de cebola, 10 kg de alho, 10 kg de manteiga, 25 litros de óleo, 10 litros de azeite, além de sal, manjericão, queijos, legumes e embutidos.
De acordo com cálculos dos organizadores, com sua omelete gigante o Espírito Santo estará no ranking das 10 maiores omeletes já produzidas no mundo.
A preparação da omelete gigante acontecerá em dois momentos: o primeiro, na quinta-feira, 8 de agosto, na abertura da GranExpoES 2013 – com mil ovos; e o segundo, no domingo, dia 11, durante o almoço do Dia dos Pais – com 10 mil ovos.
Na sexta-feira e no sábado, omeletes de 80 ovos serão feitas em frigideiras menores (de 80 centímetros de diâmetro) para servir o grande público em horários pré-definidos pela coordenação. Em todos os casos a degustação será gratuita.
Não se tem notícia, no Brasil, de outra omelete desse porte. Sabemos, no entanto, que em Portugual, os avicultores já bateram o recorde de preparo da maior omelete, em 2012. Ela foi preparada por 120 voluntários durante 5 horas na cidade de Ferreira do Zênzere, conhecida como a Capital do Ovo de Portugal. Os habitantes da cidade e seus convidados produziram no dia 11 de agosto do ano passado uma omelete com 6466 quilos e mais de 160.000 mil ovos. Dessa forma, Portugal bateu o recorde que pertencia à Turquia, com uma omelete de 4.401 quilos. Com esse marco, a cidade entrou para o Guinness, o livro dos recordes, por produzir a maior omelete do mundo.
Quem sabe os capixabas de Santa Maria de Jetibá não se animam e entram nessa disputa para um recorde também mundial!...