Associados reelegem diretoria e conselhos da ABPA
Associação Brasileira de Proteína Animal realizou assembleia em sua sede reunindo associados de todo o país; entidade também comemorou dois anos de fundação.
![]() |
| Francisco Turra, Ricardo Santin e Rui Eduardo Saldanha Vargas: nova nomenclatura na direção |
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) realizou no último dia 20 de abril sua Assembleia Geral, reunindo dezenas de associados de todo o país. O evento, que aconteceu em sua sede, na capital paulista, tratou em sua programação de temas como a eleição de diretoria e conselhos, efetivação e a aprovação de planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos.
Durante a Assembleia, foi reeleito por unanimidade o corpo diretivo da ABPA, liderado por Francisco Turra (presidente executivo), juntamente com o Conselho Diretivo – sob a presidência de Leomar Somensi – e o Conselho Consultivo – presidido por José Carlos Zanchetta.
Segundo informa a assessoria de imprensa da ABPA, também durante a Assembleia foi apresentado e aprovado pelos associados um complexo estudo sobre o planejamento e objetivos da ABPA ao longo dos próximos 10 anos, elaborado pela consultoria internacional Ernst & Young. O estudo reformula processos e a estrutura organizacional da associação, cuja implementação se iniciará no final deste mês.
Uma das grandes mudanças nessa reestruturação – detalha a assessoria - está no âmbito das vice-presidências. “Antes comandando o setor de aves da ABPA, Ricardo Santin agora é vice-presidente de mercados, sendo responsável por todas as questões relativas ao mercado interno e às exportações da avicultura e da suinocultura.
Já Rui Eduardo Saldanha Vargas, antes vice-presidente do setor de suínos, agora assume a vice-presidência técnica, tratando de questões relativas à sanidade, qualidade e demais temas das áreas técnicas nos campos da produção e das exportações avícolas e suinícolas.”
“Dois anos após a fundação da ABPA, nascida da fusão das antigas UBABEF e ABIPECS, agora consolidamos a unificação da avicultura e da suinocultura em um formato de trabalho mais dinâmico e eficiente dentro das diretrizes de atuação de nossa associação”, destaca Francisco Turra.
Ainda durante a Assembleia, o presidente-executivo da ABPA mostrou cenários e perspectivas do setor frente à conjuntura atual. Aproveitou, ainda, para apresentar o novo Relatório Anual da ABPA, com informações completas sobre a produção e as exportações de aves, suínos e ovos em 2015.
O relatório estará disponível em breve no site da ABPA.
