Arnaldo Jardim assume a Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Arnaldo Jardim assume a Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Presentes à cerimônia mais de 700 pessoas, entre elas, diretores da Associação Brasileira de Proteína Animal e do Instituto Biológico de São Paulo.

Ovonews

janeiro 16, 2015

0
../../arquivos/img/2015/1/780_1859_conteudo_g.jpg
Arnaldo Jardim e Mônika Bergamaschi na inauguração da foto da ex-secretária na galeria da Secretaria

 

O paulista Arnaldo Jardim assumiu o cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no último dia 8 de janeiro, no lugar de Mônika Bergamaschi. A transmissão do cargo aconteceu em cerimônia realizada no Salão Nobre da Secretaria, à qual compareceram mais de 700 pessoas, entre colegas secretários, políticos das esferas municipal, estadual e nacional, líderes de diversos setores do agronegócio paulista e brasileiro, prefeitos do Estado e membros de diversos partidos.

../../arquivos/img/2015/1/780_1858_conteudo_g.jpg
Na posse de Jardim, Ariel Mendes, da ABPA, e Antonio Batista Filho, do Instituto Biológico

 

Em seu primeiro discurso, já como Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim falou da satisfação de integrar o Governo Geraldo Alckmin, enfatizou a importância da agricultura para o estado e lembrou a necessidade de manter políticas públicas estáveis, de segurança jurídica e de previsibilidade nos parâmetros econômicos, para o pleno desenvolvimento do setor. O novo secretário destacou a posição líder de São Paulo em diversos setores da produção, entre elas, o setor de ovos, hoje ainda à frente no país em volume de produção. “São Paulo é o maior produtor de açúcar e etanol, de borracha natural e de laranja, além de grande produtor de café, madeira de reflorestamento, flores ornamentais, ovos, frutas, frangos e suínos, e ainda tem posição destacada na exportação de carne e genética bovinas”, afirmou o Secretário.

Jardim colocou a sustentabilidade e o setor sucroenergético como prioridades em sua gestão, com a missão de atuar junto ao Governo Federal na proposição de medidas de enfrentamento da crise, como a retomada da Cide, por exemplo. “Esse setor responde hoje por 34% do PIB agrícola de São Paulo, e nós estamos vendo o setor definhar, e todo o entorno desse setor sofrer de uma forma muito grave esta crise”, disse o Secretário.

Além disso, a questão do abastecimento estará entre os destaques. “A Secretaria vai recuperar de uma forma mais acentuada a sua vertente de abastecimento. Nós estamos conversando com o Governador para que programas como o Bom Prato e o Viva Leite, que hoje estão com outros órgãos do Estado, sejam feitos de uma forma integrada com a Secretaria de Agricultura. Nós temos hoje centros de compras, feiras de orgânicos, tudo isso será fortalecido. Então, sobre a vertente alimentação e segurança alimentar haverá uma concentração de esforços aqui da Secretaria”, afirmou.

Jardim destacou também o trabalho da Secretaria no reforço ao cooperativismo. Segundo ele, “o cooperativismo já demonstrou sua capacidade de enfrentar os desafios econômicos, urbanos e rurais brasileiros, com as ferramentas da produtividade, competitividade e responsabilidade social.”

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

0 Comentários