APA abre seu 16º Congresso nesta terça-feira, dia 20 de março
Bem-estar animal abre a programação do evento que tem também laringotraqueíte, biosseguridade e saúde intestinal, entre outros.
A programação começa pela manhã, ao contrário dos anos anteriores |
O tema Bem-estar animal ocupará toda a manhã do primeiro dia do Congresso da APA 2018. O evento, que acontece entre os dias 20 e 22 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP), abre sua programação às 8h30 com o tema sendo tratado de forma técnica, encontro que tem assinatura da Embrapa e da Esalq. As duas instituições vêm trabalhando juntas no estudo do tema, promovendo eventos de discussão e auxiliando o setor a debater o assunto.
A partir das 8h30 haverá um debate sobre a Visão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA. O órgão federal, inclusive, pretende lançar uma cartilha sobre o tema para o setor produtivo de ovos e, nesse sentido, conta com os resultados do trabalho grupo de estudos com os pesquisadores Paulo de Abreu e Helenice Mazzuco, da Embrapa Suínos e Aves, e o professor Iran Oliveira, do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea/Esalq). Eles se apresentam na sequência, mostrando um panorama do bem-estar animal no Brasil, com as inovações e avanços da pesquisa com bem-estar animal em poedeiras.
Segundo a organização do Congresso da APA, essa é uma oportunidade para o grupo de estudos falar diretamente com o produtor. Além dos profissionais da Embrapa e Esalq, o encontro terá a presença também de Charli Ludtke, do MAPA; Claudio Machado, da Vencomatic; Paulo Araújo (da Fazenda da Toca), e Edival Veras, da AVIPE, a Associação dos Avicultores de Pernambuco.
A diretoria da APA, promotora do congresso, salienta que tem apoiado essa iniciativa por entender que o tema tem importância para o futuro do setor e que o grupo designado para esse trabalho tem como objetivo ouvir o que a cadeia produtiva de ovos tem a dizer sobre o assunto, e não importar legislações de outros países, mas estabelecer recomendações que se adequem ao mercado e à realidade brasileira.
Ainda neste dia 20, às 13h45, se apresenta a pesquisadora da Animal Agriculture Alliance, dos Estados Unidos, Hannah Thompson-Weeman, que destaca Bem-estar em poedeiras comerciais: do conceito a realidade. Em seguida, a professora da Universidade Guelph, de Ontario no Canadá, Leanne Cooley, vai ministrar a palestra Sistemas alternativos de produção de ovos: vantagens e desvantagens.
A partir das 16h15, o superintendente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Marcio Milan, vai debater as Alternativas de vendas de ovos no varejo. A partir das 17h15, a programação científica segue com apresentação de trabalhos científicos premiados em Sanidade e Outras Áreas.
A palestra magistral vai começar às 17h45. O pesquisador da FGV – São Paulo, Felippe Cauê Serigati, vai abordar o tema Cenário atual da economia brasileira e mundial e as perspectivas para os próximos anos.
Às 18h45, o cerimonial do evento convida a todos para a abertura oficial do Congresso 2018.
Às 20 horas, o congresso recebe a todos com um coquetel oferecido pela MSD Saúde Animal.
O Centro de Convenções de Ribeirão Preto é a sede da postura brasileira entre os dias 20 e 22 de março |
DIA 21 DE MARÇO
No dia 21 de março, quarta-feira, a programação será aberta, às 8h, pelo pesquisador do Cepea e da Esalq/USP – Piracicaba, Sergio De Zen, que vai apresentar Tendências de mercado de grãos e proteína animal. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gustavo de Lima, vai debater a Evolução genética do milho e sua interferência na formulação de ração para poedeiras comerciais.
Entre às 10h15 e às 11h15 haverá uma programação especial da Ceva (veja a matéria Empresas de vacinas apoiam Congresso da Apa e apresentam novidades)
Na sequência, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Guilherme Henrique Figueiredo Marques, vai abordar o Programa da Laringotraqueíte no Brasil.
A partir das 14h, a pesquisadora da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL, Bogotá), Gloria Ramirez Nieto, vai ministrar a palestra Update das doenças respiratórias virais. Logo depois, a professora da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, Naola Ferguson-Noel, vai debater os Avanços nos métodos de prevenção e de controle do micoplasma em poedeiras.
Atualizações das novas instruções normativas e impacto na biosseguridade de poedeiras comerciais será o tema das 16h15, com o médico veterinário Fernando Gomes Buchala, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).
A programação científica da quarta-feira será encerrada pelo médico veterinário Marco Aurélio Nunes, com uma apresentação sobre os Melhoradores da saúde intestinal das poedeiras: oportunidades e desafios.
A partir das 18h haverá um happy hour patrocinado pela Des-Vet, seguido de um jantar de confraternização com o patrocínio das empresas Big Dutchman e Hy-Line.
DIA 22 DE MARÇO
Na quinta-feira, dia 22, a programação será aberta às 8h com a apresentação de trabalhos científicos premiados nas áreas de Manejo e Nutrição.
A partir das 8h30, o médico veterinário e consultor, Paulo Rene da Silva Júnior, destaca o tema Manejo estratégico de codornas para a maior produtividade e menor mortalidade. Em seguida, o engenheiro agrônomo de Düsseldorf, na Alemanha, Robert Pottgueter, vai discutir a Utilização de fibras na dieta de poedeiras comerciais.
Uma mesa redonda com representantes de empresas de genética vai debater o Manejo da poedeira moderna: quais são os nossos desafios? Esse debate, que vai acontecer às 10h45, terá a participação do diretor Geral da Hy-Line do Brasil, representando o Grupo EW, Tiago Lourenço, e do gerente da ISA/Hendrix na América do Sul, Fidel Gonzalez, como debatedores, e a moderação do professor da Unesp- Campus de Botucatu, Edvaldo Antônio Garcia.
A programação científica do evento será encerrada pelo consultor da TCA Internacional, José Luiz Tejon, com o tema A guerra pelas percepções humanas. A superação de todos os desafios.
Durante o almoço de encerramento haverá um sorteio realizado pela Uniquímica.
Outras informações sobre o XVI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos estão disponíveis no site do evento - www.congressodeovos.com.br, ou podem ser obtidas através dos telefones (11) 3832.1422 na APA e (19) 3243.6555 na FACTA, ou através dos e-mails congresso@apa.com.br, atendime-nto@apa.com.br e facta@facta.org.br.
APOIOS E MÍDIAS PARCEIRAS
O XVI Congresso de Ovos, realizado pela APA com o apoio operacional e de comercialização da FACTA, conta com o patrocínio das empresas Agroceres Multimix, Alltech, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, Boehringer Ingelheim, Ceva, Des-Vet, DSM, Elanco, Evonik, Granja Fujikura, Hendrix Genetics, Hipra, Hy-Line, ICC, Kemin, Kilbra, Lohmann do Brasil, Lubing, MCassab, MSD Saúde Animal, Planalto Postura, Poli-Nutri, Theseo, Trow Nutrition, Uniquímica, Vaccinar, Vicami, Safeeds, Sanphar, Wisium e Zoetis.
A divulgação do evento conta com a parceria da revista e site A Hora do Ovo e das mídias AveWorld, AviSite e OvoSite, AviNews, Feed&Food e O Presente Rural.