Alltech investe na primeira fábrica de algas do Brasil

Alltech investe na primeira fábrica de algas do Brasil

A unidade será instalada na cidade paranaense de São Pedro do Ivaí e o início das obras será em junho; algas são base para alimentação animal.

Ovonews

maio 29, 2014

0
../../arquivos/img/2014/5/632_1452_conteudo_g.jpg
Pearse Lyons: nutrição e saúde

Alternativa saudável para a alimentação animal, promovendo uma qualidade maior das carnes, as algas ganham mercado importante no Brasil com o novo investimento da Alltech. A empresa, que tem 20 anos de atuação no país e domina boa parte do setor de nutrição animal no mundo, inaugura em junho as obras da primeira fábrica brasileira de algas, construção que nasce da ampliação da fábrica já existente em São Pedro do Ivaí, no Paraná.

Sem divulgar o valor dos investimentos na nova unidade, a Alltech pretende seguir a trilha dos empreendimentos de sua história, com foco na nutrição animal e pesquisas que validam alternativas saudáveis para o setor. Os resultados das pesquisas da empresa demonstram uma absorção significativa de ácidos graxos Omega-3 na carne de várias espécies com o uso de algas na alimentação. Quem explicou foi Pearse Lyons, presidente mundial e fundador da Alltech, em entrevista à mídia no lançamento da nova ideia, nos Estados Unidos. “A fermentação de algas, que está entre as fontes de alimento e energia mais renováveis do mundo, irá desempenhar um papel importante na saúde e nutrição, tanto humana como animal nos próximos anos.

../../arquivos/img/2014/5/632_1455_conteudo_g.jpg
Guilherme Minozzo: investimentos fazem a diferença

A Alltech já possui uma fábrica de algas em Lexington, no Estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Com a unidade brasileira, a empresa pretende firmar-se, também, no lado Sul das Américas. Além disso, a nova fábrica será, ainda, fornecedora da própria Alltech no Brasil e base para a exportação de seus produtos para boa parte do mundo. Hoje, o braço brasileiro da empresa norte-americana exporta para todos os países da América Latina e mais 80 ao redor do mundo. “Atualmente importamos uma pequena quantidade de algas da fábrica dos Estados Unidos, que usamos como ingrediente das formulas de ração para animais pets mas, a partir da produção no Brasil, passaremos a exportar esse ingrediente”, informou o executivo Guilherme Minozzo, vice-presidente da Alltech para a América Latina.

A Alltech é conhecida por lançar soluções biotecnológicas naturais para a nutrição animal. Possui investimentos em ciência e tecnologia visando atender o produtor rural e a agroindústria. Dentro dessa linha de trabalho, a empresa vem investindo na pesquisa com algas há pouco mais de cinco anos, tendo adquirido, em 2010, uma planta de algas em Winchester, no Estado de Kentucky, nos Estados Unidos.

Agora, o projeto chega ao Brasil, país escolhido para receber esse investimento porque é líder mundial na venda da tecnologia, sendo responsável por 43% do volume da empresa. Estratégico, o Brasil será a base de mais uma unidade de pesquisas da Alltech, que resolveu investir na alternativa das algas por vários motivos, entre eles, a força nutritiva das algas, seu crescimento rápido na natureza e o poder saudável para a produção de alimentos. Hoje, a Alltech cresce cerca de 20% ao ano no Brasil; com a nova fábrica, o objetivo é mirar o futuro como se ele fosse hoje, crescendo ainda mais nas próximas décadas.

No dia 10 de junho, a Alltech irá celebrar o marco do início da construção da planta fabril de algas, a primeira com tecnologia de ponta voltada à produção de matéria-prima para ração animal do Brasil e também a ampliação da fábrica com o investimento de novas tecnologias. “Já superamos a meta de crescimento da Alltech para o Brasil do primeiro trimestre. Estes novos projetos farão a diferença não apenas para a empresa, mas para o Paraná e o Brasil”, conclui  Minozzo.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Alltech, fotos da empresa e notícias da imprensa internacional)

0 Comentários