Alltech destaca a importância de aditivos naturais para aves e ovos

Alltech destaca a importância de aditivos naturais para aves e ovos

Importantes em produtos de origem animal, os aditivos naturais têm sido opção segura para avicultores que buscam maior qualidade de seus produtos.

Ovonews

agosto 16, 2015

0
../../arquivos/img/2015/8/923_2368_conteudo_g.jpg
Ovos da Granja Tsuru, de Bastos (SP) enriquecidos com Bioplex TR, da Alltech: preparo de omeletes durante o SIAVS 2015

 

A busca por alternativas que garantam maior segurança alimentar à população tem sido alvo de pesquisas da indústria de produção de insumos para a nutrição animal. Adepta dessa corrente, a Alltech investe, não é de hoje, em soluções naturais para que os produtores de ovos e os consumidores mantenham uma sintonia na busca por uma alimentação saudável para todos.

../../arquivos/img/2015/8/923_2367_conteudo_g.jpg
Mitsuo Sahara, da Granja Tsuru: maior qualidade do ovo 

Os aditivos naturais da Alltech chegam hoje aos avicultores como fonte de desenvolvimento de aves saudáveis e, por consequência, donas de ovos de alta qualidade. Esse é o exemplo da Granja Tsuru, localizada no município de Bastos (SP), maior polo produtor de ovos do Brasil. A empresa, reconhecida no mercado pela qualidade de seus ovos, utiliza os aditivos naturais como parte de uma política de produção de um ovo diferenciado. “Há alguns anos já aplicamos aditivos com a finalidade de melhorar a saúde das aves e percebemos que, com isso, aprimoramos a qualidade dos ovos. Temos relatos positivos em relação à percepção do consumidor na durabilidade da casca do produto e na consistência interior do ovo”, analisa Mitsuo Sahara, gerente de produção da granja. 

De modo geral, a preocupação dos consumidores com a procedência dos produtos tem crescido, inclusive influenciando os governantes a elaborarem exigências de qualidade para os alimentos comercializados. Os recentes casos de doenças, como encefalopatia espongiforme bovina (BSE), febre aftosa, presença de E. coli O157:H7 e contaminação de carnes por dioxina, reforçam a importância dos cuidados com a saúde animal e com a segurança alimentar na produção. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos por causas relacionadas, de alguma forma, à alimentação. Para evitar esses problemas, produtores têm investido em soluções naturais para garantir o desenvolvimento dos animais e, por consequência, a satisfação dos consumidores, além de melhorar a produtividade. 

Na suinocultura, essa percepção de investimento também vem se tornando realidade. Comprometida com toda a cadeia produtiva até a mesa do consumidor, desde 2006 a Friella, empresa do setor de suinocultura, mantém uma fábrica de ração própria no município de Medianeira (PR). Além da autossuficiência de matéria-prima, os produtores da Friella conseguem garantir a qualidade na dieta dos animais e, por consequência do produto, com o controle de micotoxinas por meio da utilização de aditivos na ração. “A preocupação sempre deve estar no início da produção, com a saúde dos animais e também com a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor, que é extremante exigente quanto à segurança dos alimentos que consome. Alcançamos excelentes resultados no que diz respeito ao controle de micotoxinas por agir de maneira preventiva”, afirma o proprietário Daniel Valiati.

Para apresentar ao público os resultados finais da aplicação de aditivos naturais, como o Mycosorb A+, no caso dos suínos, e o Bioplex TR, para aves, a Granja Tsuru e a Friella firmaram uma parceria com a Alltech para demonstração no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura – Siavs 2015, em São Paulo. No evento, que aconteceu no final de julho, no Anhembi, os visitantes degustaram omeletes feitas com ovos da Granja Tsuru, no estande da Alltech, além da picanha e da sobrepaleta suína da Friella. Os ovos, naturalmente, foram produzidos tendo na sua formação os aditivos naturais da Alltech, além do cuidado detalhado no manejo.

“Tivemos uma grande visitação no estande durante o evento. Buscamos focar no consumidor porque acompanhamos as movimentações globais relacionadas à demanda. Sendo assim, o produtor tem necessidade em demonstrar os recursos aplicados na elaboração dos alimentos e oportunizamos esse momento durante o Siavs”, destacou o diretor da Alltech do Brasil, Clodys Menacho.

Com matriz nos Estados Unidos e presente em 128 países do mundo, a Alltech pesquisa e desenvolve produtos destinados à nutrição animal. No Brasil, dono do segundo maior volume de produção mundial do Grupo, a Alltech conta com uma unidade fabril em São Pedro do Ivaí (PR), um centro administrativo e planta industrial em Araucária (PR), além de uma unidade em Indaiatuba (SP).

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Alltech. Fotos: Elenita Monteiro)

0 Comentários