Vicami Codornas dá um novo salto de qualidade em estrutura e sanidade
Maior empresa de genética de codornas no Brasil ampliará estrutura com nova granja matrizeira, seguindo exemplos de proteção sanitária dos matrizeiros de poedeiras.
O zootecnista Osvaldo Esperança Rocha, empresário fundador da Vicami Codornas, vive um momento especial em sua vida profissional. Está iniciando mais um projeto ambicioso na coturnicultura brasileira: a adequação da estrutura atual e implantação de uma nova unidade de criação de aves da linhagem Vicami, na região de Assis (SP), onde está a estrutura atual de núcleos avozeiro, matrizeiro e incubatório. E com tudo de mais atualizado no que se refere à segurança sanitária, seguindo exemplos de produção de aves similares ao que é feito na avicultura de poedeiras.
Tanto a estrutura atual quanto a futura área passou por estudos, legislação e aprovação do Ministério da Agricultura e Abastecimento. Ou seja, a Vicami está para subir a um patamar estrutural e sanitário inédito no país no segmento da codorna. Em linhas gerais, o novo planejamento de produção da Vicami consiste em separar a área de melhoramento genético da linhagem Vicami da produção de ovos incubáveis, através da estrutura que será construída a cerca de 3 km da sede original. “Teremos ainda mais biosegurança no fluxo da empresa. Dessa forma, nosso cliente tem ainda mais segurança na continuidade de fornecimento de pintainhas para suas granjas, cada vez com maior qualidade, que é o nosso foco”, explica o empresário, que está na foto do destaque com Taíus Ramiro do Carmo, gerente geral, e Vitor Andrade Rocha, administrativo.
E tudo com uma uniformidade de lotes maior do que é hoje, garante Osvaldo, pois as instalações serão melhores, com uma ambiência mais controlada.
“Considerando essas melhorias, as codornas Vicami terão ainda maior qualidade, com tamanho corporal e uniformidade dos lotes mais bem aprimorados. Ou seja, estamos investindo para oferecer mais qualidade da linhagem que produzimos”, enfatiza o zootecnista e fundador da Vicami.
Essa nova estrutura elevará a empresa a um patamar sanitário inédito no país no segmento da codorna. Osvaldo - que carrega Esperança até no nome de batismo - contou em entrevista a A Hora do Ovo que esse momento especial é resultado de 29 anos de trabalho incessante para tornar a coturnicultura uma atividade reconhecida, viável economicamente para os produtores dessas pequenas e notáveis aves que produzem saborosos, nutritivos e práticos ovos que cada vez mais ganham o mercado consumidor brasileiro, dos quais adultos gostam e crianças adoram. “Nós não medimos esforços para atingir os objetivos de oferecer o melhor produto genético para os produtores de codornas”, afirma, convicto.
Ele diz que viver esse momento – que inclui uma ampliação importante também da atuação da Vicami no Nordeste brasileiro - é a realização de um sonho, que começa a concretizar-se. Zootecnista formado em 1978 pela Unesp/Jaboticabal (SP), ele chegou a atuar na postura comercial por quase 15 anos, na antiga Granja Mizumoto, que tinha galinhas e codornas. Mas ele tinha convicção de que a coturnicultura era um mercado com tudo para crescer, do melhoramento genético ao aumento das vendas aos consumidores brasileiros. “Eu sentia que era uma atividade que, se bem conduzida, poderia gerar sucesso. E como era possível investir, comprei uma primeira incubadora com capacidade para três mil ovos”, conta. Ali nasceu o Osvaldo empreendedor. Ele contou a A Hora do Ovo que, à época, se sentiu como que desbravando uma área que era incipiente, mas sua intuição lhe apontava ser possível crescer trabalhando com seriedade e mantendo um foco: melhoramento genético contínuo e sério para que as codornas não sofressem com enfraquecimento produtivo devido à falta de cuidados com a consanguinidade.
É por isso que, desde 2005, a Vicami conta com parceria do trabalho sério do geneticista Dr. Elias Nunes Martins. Ele tem mestrado e doutorado em avaliação genética pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e é professor de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (PR). Desde 2017 uma das discípulas do professor Elias passou a integrar a equipe da Vicami, sendo ela a geneticista da empresa, ou seja, atua diretamente no constante melhoramento genético das codornas: é a zootecnista Tádia Emanuele Stivanin.
“Com a atuação deles, nosso produto só foi melhorando ainda mais”, orgulha-se Osvaldo Esperança Rocha. Ele destaca que o professor Elias introduziu técnica de anilhamento no processo com as avós do plantel Vicami, ou seja, cada codorninha do avozeiro tem uma anilha na patinha, o que dá controle sobre as “famílias” das codornas do avozeiro e isso é fundamental para não haver o que se pode chamar de “consanguinidade genética” das aves. “O anilhamento para controle genético do nosso plantel foi pioneiro e exclusivo na coturnicultura brasileira”, pontua Osvaldo, sempre entusiasmado com cada avanço conquistado na empresa.
Paralelamente a tudo de bom que está acontecendo na unidade-sede, há um novo investimento que não para: a nova estrutura da empresa para atender o Nordeste e Norte do país. Confira na matéria: VICAMI CODORNAS ABRE FILIAL NO NORDESTE.
(Fotos: Elenita Monteiro/A Hora do Ovo e divulgação Vicami Codornas)
VICAMI CODORNAS
e-mail vicami@uol.com.br
Fones (19) 99751-1690 (Valmir)
(81) 8402-1865 (Tobias)
tag: Vicami Codornas , Osvaldo Esperança Rocha , coturnicultura , Elias Nunes Martins , Tádia Emanuele Stivanin ,