Venda de ovos on line cresce 125% em supermercados, em abril

Venda de ovos on line cresce 125% em supermercados, em abril

Itens básicos de consumo são os mais pedidos na modalidade; produtos de mercearia lideram o top 5, aponta levantamento da Linx.

Ovonews

May 18, 2022

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As vendas de ovos no formato on line nos supermercados cresceram 125% em abril. É o que apontam os dados colhidos pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o salto dado em abril é altamente representativo dos novos tempos pós-pandemia.

Após mais de dois anos de pandemia no Brasil, comprar on-line já não é mais novidade para o consumidor. O período em que vender por canais digitais era apenas uma ação impulsionada por motivos emergenciais passou, e agora o varejista já enxerga que o virtual é tão importante quanto o físico, mesmo em setores mais tradicionais como o de supermercados.

De acordo com dados da Linx, a partir de informações da Mercadapp (plataforma de e-commerce para supermercados), foi constatado que em abril de 2022 a categoria com maior número de pedidos foi a de “mercearia” - contra hortifruti no mesmo período do ano passado -, que inclui no top 3 itens como óleo de soja, ovos e café, respectivamente.

Com a alta nas vendas on line, os ovos representaram um crescimento de receita da ordem de 159% em relação ao mesmo período de 2021.

O destaque nos pedidos e na receita dos ovos reforça uma crescente, já que de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o consumo de ovos por habitante foi de 257 unidades, e em 2020, de 251 unidades. Gabriel Gurgueira, diretor da Mercadapp na Linx, comenta os números recentes. “O top 3 de itens mais vendidos também reflete a realidade brasileira, lidando com a inflação e suas consequências. Os ovos, em segundo lugar, podem funcionar como uma alternativa à carne, por exemplo, que está tendo impactos mais fortes com a alta de preços. Para os varejistas, oferecer vantagens nesses produtos pode ser uma escolha que traga bons resultados.”

A pesquisa também mostrou a trajetória do ticket médio, indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente. Ele teve uma queda de 4,72% no primeiro trimestre em relação aos três primeiros meses de 2021, com R$207,66, mas já dá sinais de estabilidade. Em abril, o valor médio gasto pelo consumidor foi R$212,57, sendo um valor 0,63% menor que o mesmo período de 2021, com R$213,93. É um resultado promissor, considerando o atual cenário econômico pautado pela inflação no setor alimentício.

“Embora alguns de nossos números sejam menos expressivos que os de abril de 2021, aquela era uma época de picos da pandemia, com mais pessoas em casa. Por isso, enxergamos o levantamento com otimismo, levando em conta a retomada dos consumidores para os supermercados presencialmente neste ano. Ainda assim, as compras on-line vieram para ficar”, acrescenta Gurgueira.

ITENS BÁSICOS SE TORNAM PRIORIDADE PARA CONSUMIDORES

Com a liderança de itens de mercearia neste período contra hortifruti (produtos para consumo rápido) no ano anterior, o consumidor brasileiro está buscando pelo básico na compra on-line. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) do IBGE, divulgado em abril, houve uma alta de 12,85% no preço de alimentos e bebidas.

Entre os principais produtos impactados estão a cenoura (195% de alta), tomate (117,48%), a abobrinha (86,83%) e raízes e legumes (68%). 

“Isso significa que os clientes estão se familiarizando mais com esse tipo de compra, e buscando consumir itens de maior duração, que geralmente fazem parte de compras maiores e não daquelas que são pontuais. Além disso, a alta nos preços pode ter influenciado nas preferências do consumidor”, finaliza o executivo da Linx.

A LINX

Empresa do grupo Stone Co, a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC.

O foco da empresa é o varejo de - e para - pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline.

A Linx possui mais de 4 mil colaboradores distribuídos entre sua sede em São Paulo, 16 filiais pelo Brasil e 5 países da América.

Para saber mais, acesse o site da empresa: www.linx.com.br

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa da Linx)

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