Sustentabilidade pode ser uma grande oportunidade para a cadeia produtiva

Sustentabilidade pode ser uma grande oportunidade para a cadeia produtiva

No SBSA 2024, Roberto Ignacio Betancourt diz que é preciso atuar de forma coletiva e encarar esse desafio como oportunidade econômica para o setor.

Ovonews

abril 09, 2024

0

A cadeia de proteína animal brasileira, como grande exportadora mundial, tem o desafio de produzir cada vez com mais eficiência e sustentabilidade. O tema abriu os debates da programação científica do 24º Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), nesta terça-feira, dia 9 de abril. O Simpósio é promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), e ocorrerá até o dia 11 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC).

Roberto Ignacio Betancourt, presidente da Associação Latino-americana de Nutrição Animal (Feedlatina), diretor do Departamento do Agronegócio da FIESP e representante do Brasil na International Feed Industry Federation (IFIF), afirmou que o Brasil está numa posição delicada em relação à sustentabilidade, em função principalmente do bioma amazônico.

Segundo Betancourt, há uma narrativa por parte de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), de que o agro brasileiro está desmatando a floresta amazônica para produzir alimentos. “Os índices mostram que em termos de agropecuária e indústria de alimentos, pouco de fato é produzido na Amazônia, mesmo assim há uma narrativa dos órgãos internacionais, especialmente liderados por países europeus, de que o Brasil está desmatando a floresta em prol da cadeia produtiva de alimentos. E uma das nossas maiores tarefas deve ser reconstruir essa narrativa”.

A raiz dos desafios em sustentabilidade ainda é o desmatamento ilegal, por isso Betancourt aponta como estratégia imprescindível pressionar o governo para combater esse problema. “O Brasil ganhou muito mercado e não podemos deixar que usem isso para diminuir nossa competitividade. Temos totais condições de dar a volta por cima, podemos usar a recuperação de pastagem degradadas para crescer, não precisamos desmatar mais. Temos que fazer pressão para que o governo reduza o desmatamento ilegal, pois é uma prática que prejudica toda a cadeia produtiva, só favorece pequenos grupos e não traz nenhum benefício ao país”.

PALESTRA-SUSTENTABILIDADE
Palestra abriu a programação do SBSA 2024

Para que haja essa virada de chave no reconhecimento do Brasil como um produtor referência em sustentabilidade, de acordo com o especialista, também é preciso mapear dados, apresentar números e mostrar que a produção brasileira é sustentável. “Temos que fazer a lição de casa, mostrar a conta das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e atuar de forma coletiva, com uma visão de cadeia produtiva, afinal de contas, para ter uma carne produzida com baixa emissão de gases, precisamos ter ração e agricultura também de baixa emissão”.

Embora as exigências pareçam um obstáculo, devem ser vistas como oportunidade pelo setor. “É dessa forma que o mundo vai trabalhar, não tem volta, e pode ter certeza de que, em pouco tempo, isso vai valer muito dinheiro. Quem tiver menor emissão de GEE vai sair na frente no mercado global”.

A emissão de carbono será um ponto crítico nos próximos anos e quem tiver mais informações sobre sua produção levará vantagens. “O Brasil tem que estar presente, mostrar metodologias e dados sobre a redução de emissão de carbono. Temos que divulgar para a comunidade internacional todo o trabalho que temos feito em manejos de resíduos, florestas plantadas, recuperação de pastagem degradada, bioinsumos, sistemas de integração, de plantio direto, de terminação intensiva. Nosso agro está fazendo muito e precisamos mostrar isso”, salientou Betancourt.

A 15ª POULTRY FAIR

Em paralelo ao 24º SBSA, ocorre a 15ª Poultry Fair. A feira reúne as principais empresas do setor e, além de permitir o networking com fornecedores, apresenta produtos e inovações na avicultura.

O 24º SBSA tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Prefeitura de Chapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa do SBSA 2024)

 

tag: SBSA 2024 , sustentabilidade , 24º Simpósio Brasil Sul de Avicultura , Nucleovet , Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas , Roberto Ignacio Betancourt , Associação Latino-americana de Nutrição Animal ,

0 Comentários