Semana do Ovo começa neste dia 7/10, recheada de atrações pelo Brasil

Semana do Ovo começa neste dia 7/10, recheada de atrações pelo Brasil

A cada ano mais movimentada e com maiores adesões, a Semana do Ovo reflete a evolução e da produção de ovos brasileira e o trabalho incansável do Instituto Ovos Brasil.

Ovonews

outubro 07, 2019

0

A cada ano mais bem elaborada e com um número maior de adesões em todo o país, a Semana do Ovo do Brasil amplia seu espectro e vai ganhando seguidores em todos os elos da cadeia de postura brasileira. Iniciativa do Instituto Ovos Brasil, entidade líder na promoção do ovo junto ao consumidor, a Semana do Ovo se inspira em ações criadas em outros países e, especialmente, nas orientações da International Egg Comission, entidade internacional de estudo e promoção do ovo no mundo.

Mas a nossa Semana do Ovo tem, obviamente, o toque brasileiro nas muitas ações que acontecem nos diversos polos de produção de ovos do país. A ideia contagiou tanto as entidades que representam os avicultores nos estados quanto as instituições de ensino, como universidades e escolas Brasil afora. Tanto que o Dia do Ovo ganhou espaço em eventos promovidos por diversas universidades que mantêm cursos de medicina veterinária ou zootecnia, debates geralmente conduzidos por destacados professores da área.

É o caso do Dia do Ovo da USP de Pirassununga, que este ano acontece em sua 9ª. edição, no dia 22 de outubro. O evento debate temas do setor e acontece durante uma tarde toda no campus de Pirassununga, interior de São Paulo. A coordenação é da professora Cristiane Araújo.

A comemoração também chegou a Dourados, no Mato Grosso do Sul, onde a Universidade Federal da Grande Dourados realizou seu 1º. Dia do Ovo, no dia 4 de outubro. Com degustação de pratos e palestras, a UFGD promoveu um importante encontro com atividades ao longo do dia no Centro de Convivência da Unidade 2. Foram realizadas duas palestras: uma sobre o Potencial nutritivo dos ovos e a outra sobre Mitos e verdades sobre os ovos. Ao final, uma mesa de debates sobre o assunto.

No intervalo do almoço foi realizado um egg break, com o preparo e distribuição de pratos elaborados contendo ovo como ingrediente principal.

No período da tarde, aconteceu um minicurso sobre Produção de ovos de codorna em conserva. O 1º Dia do Ovo da UFGD foi promovido pelo Núcleo de Estudos em Suinocultura, Avicultura e Aquicultura (NESAQ/UFGD) em parceria com o PET/ZOOTECNIA e PET/ALIMENTOS.

No campus de Bambui do Instituto Federal de Minas Gerais, o 2º. Dia do Ovo foi comemorado no dia 6 de outubro, no sábado. Na ocasião, a equipe do Grupo de Estudos em Avicultura, o Geavi, recebeu a comunidade na Praça Coronel Torres, a partir das 7 horas, oferecendo esclarecimentos sobre o ovo e seus benefícios para a saúde.

Entre os dias 7 e 11, a Granja São José, de Palmital (SP), organizou uma distribuição de livros de receitas, livros infantis e adesivos sobre ovos e degustação de omeletes. Nos dias 10 e 11, a degustação acontecerá em Cândido Mota e Palmital, respectivamente.

No Rio Grande do Sul, o Dia do Ovo também chegou ao Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, órgão ligado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (DDPA/Seapi). A primeira edição do evento acontece neste dia 9 de outubro, com programação técnica e workshop. Confira na matéria IPVDF realiza seu primeiro Dia do Ovo no Rio Grande do Sul.

Mas há muito mais acontecendo na Semana do Ovo 2019, a começar do 1º. Workshop Dia do Ovo, realizado pelo Instituto Ovos Brasil, em São Paulo, e que acontece no dia 8 de outubro. Leia mais sobre o tema na matéria Instituto Ovos Brasil realiza primeiro workshop Dia do Ovo

E também é bom lembrar da 1ª. Semana do Ovo de Bastos, que começa neste dia 7 de outubro e vai até o dia 12, com uma festa especial acontecendo na Praça do Ovo, no município que é conhecido como Capital Nacional do Ovo.

A Hora do Ovo estará mostrando, durante a Semana do Ovo, as diversas atividades pelo país que comemoram o alimento mais nutritivo e completo, depois do leite materno.

(A Hora do Ovo)

tag: Semana do Ovo , IOB , Instituto Ovos Brasil , USP de Pirassununga , Universidade Federal da Grande Dourados , UFGD , Instituto Federal de Minas Gerais , Granja São José ,

0 Comentários