São Paulo realiza sua 2ª edição do Fórum Estadual de Influenza Aviária

São Paulo realiza sua 2ª edição do Fórum Estadual de Influenza Aviária

Evento inaugurado com sucesso em 2024 volta a ser o palco de informação e debate entre os paulistas; e em um momento mais do que oportuno.

Ovonews

maio 29, 2025

0

São Paulo foi pioneiro: em 2024 realizou o I Fórum Estadual de Influenza Aviária e debateu o tema que, antes de chegar a uma granja comercial – como aconteceu este ano -, já preocupava os avicultores e entidades do setor avícola. Na ocasião, discutia-se a chegada do vírus a aves silvestres na costa brasileira e focos de aves de subsistência. Agora, o debate fica ainda mais premente com a detecção do vírus de alta patogenicidade, no dia 15 de maio, em granja comercial no Rio Grande do Sul (Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de influenza aviária em granja comercial no Brasil.).

A segunda edição do Fórum Estadual de Influenza Aviária no Estado de São Paulo, a ser realizado no dia 3 de junho, na capital paulista, certamente discutirá essa questão, que segue sob controle em ação conjunta do Ministério da Agricultura e instituições de defesa agropecuária estaduais. Na ocasião, especialistas abordarão diversos aspectos envolvendo a situação da doença no Brasil e no mundo.

Importante lembrar que o I Fórum, realizado em junho de 2024, teve casa lotada, com representantes de todos os elos da cadeia avícola, o que demonstrou a preocupação de todos com esse importante desafio que agora chega em granja comercial no Brasil.

A realização do II Fórum Estadual de Influenza Aviária é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), em conjunto com a Associação Paulista de Avicultura (APA) e a Câmara Setorial de Ovos e Derivados. Será um dia todo de palestras e debates, das 8h às 18h, no Memorial da América Latina (Av. Mario de Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo).

A atividade conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa (SCEIC), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O evento é gratuito e aberto a profissionais da cadeia produtiva avícola, técnicos da área de sanidade animal, gestores públicos, estudantes e pesquisadores. Embora a participação no Fórum seja gratuita, é importante se inscrever para garantir a vaga e, para isso, basta acessar o link: www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes.

Maria Carolina Guido, médica veterinária e diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN) da Defesa Agropecuária, explica que a realização é uma parceria estratégica entre órgãos oficiais e entidades como a APA, a Associação Paulista de Avicultura, visando a união para o conhecimento. “É a junção de órgãos e instituições que estão intimamente ligadas às ações que visam impedir a entrada e, sobretudo, a disseminação da doença no território paulista”, comenta Maria Carolina.

Na programação, palestras técnicas de profissionais que atuam em nível nacional e internacional, a exemplo de Luciana da Costa, Professora Dra. na Universidade de Ohio, que abordará o tema Ocorrência do vírus da Influenza Aviária (H5N1) em bovinos nos Estados Unidos e a transmissão para humanos.

Além de Luciana, compõem a programação Dr. Rodrigo Frutuoso, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS); Dra. Telma Regina, do Centro de Vigilância Epidemiológica da SES; Paulo Blandino, médico veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) da Defesa Agropecuária; a Mestre Claudia Carvalho do Nascimento, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP); a Mestre Liliane Milanelo, da SEMIL, e o Dr. Ésper Kálias representando o Instituto Butantan.

“Reunimos um time de especialistas que estão preocupados e alertas para a questão da uma só saúde e que reforça a importância do diálogo entre as instituições que prezam pela saúde humana e animal”, celebra a diretora do DECESUN.

Confira a programação do II Fórum Estadual de Influenza Aviária.

8h15-9h - RECEPÇÃO PARTICIPANTES

9h-9h30 - CERIMÔNIA DE ABERTURA

9h30-10h15 – A situação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no mundo – Preparação e Resposta para essa emergência em Saúde Pública.

Palestrante: Dr. Wildo Navegantes - Consultor Técnico em Emergências em Saúde Pública da OPAS/OMS

10h15-11h – Vigilância de Casos Humanos de Influenza no Estado de São Paulo

Palestrante:  Dra.Telma Regina M.P. Carvalhanas – CVE/CCD/SES/SP

11h-11h45 – Desenvolvimento da Vacina contra Influenza Aviária e suas perspectivas

Palestrante:  Dr. Esper Kallás – Instituto Butantan

11h45-12h - Perguntas

12h13h30- ALMOÇO

13h30-14h15 –Ocorrência do vírus da Influenza Aviária (H5N1) em Bovinos nos Estados Unidos e a transmissão para humanos

Palestrante: Profa. Dra.  Luciana da Costa – Universidade de Ohio

 14h15-15h - Ações da Defesa Agropecuária para Vigilância e Prevenção da IAAP em Granjas Comerciais

Palestrante.  Med. VetPaulo Blandino – CDA/SAA

15h-15h40 - INTERVALO

15h40-16h25   –Projeto de Monitoramento de Praias – Importância na Prevenção e Controle da IAAP

Palestrante:   Me. Claudia Carvalho do Nascimento – Mineral Engenharia e Meio Ambiente/Unesp Litoral Paulista.

16h25 - 17h20 - CETRAS – Medidas adotadas na prevenção da IAAP

Palestrante:   Me. Liliane Milanelo – SEMIL

17h20-17h40 - Perguntas                         

 17h45– ENCERRAMENTO

(A Hora do Ovo, com informações das assessorias de comunicação da SEAG-SP e APA. Foto: Teresa Godoy/A Hora do Ovo)
 

 

tag: Forum Estadual de Influenza Aviaria , Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo , Coordenadoria de Defesa Agropecuária , Associação Paulista de Avicultura , Câmara Setorial de Ovos e Derivados , Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa , Secretaria da Saúde , Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística , MAPA , Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única , Maria Carolina Guido ,

0 Comentários