Qualidade e variabilidade de matérias-primas na produção das aves é tema do simpósio Evonik em Foz do Iguaçu
Durante simpósio da empresa, chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves defende uso de tecnologia NIR para ter mais precisão em dietas de aves.
Atingir maior precisão na nutrição de aves é um dos desafios mais urgentes da avicultura moderna. Isso porque a nutrição mais precisa contribui para a redução dos custos da ração, com o atendimento do requerimento nutricional da genética moderna e com o menor impacto ambiental da produção. No entanto, nem todas as empresas avícolas conseguem atingir este objetivo, e o motivo é a variabilidade das matérias-primas, destaca o pesquisador Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves (foto no destaque).
Sobre o assunto, o especialista vai ministrar a palestra: Gerenciando a qualidade e a variabilidade nutricional das principais matérias-primas e seus impactos nos custos de formulação de rações e no desempenho das aves, na quarta-feira da próxima semana, dia 9 de outubro, em Simpósio realizado pela Evonik durante a 4ª edição da Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Krabbe comenta: “Estamos caminhando rumo a nutrição de precisão e estamos tentando fazer isso com matérias-primas que não são precisas. E quando eu me refiro a elas, estou falando de aspectos agronômicos que impactam a composição dos principais ingredientes de origem vegetal, por exemplo”, salientou o especialista. Segundo ele, o clima, a fertilidade do solo e todo o aspecto do ambiente repercute na qualidade do produto final. “E quando damos seguimento na cadeia de produção, o impacto é grande. Um exemplo é a soja. Se o grão é variável, essa variabilidade vai estar presente nos seus produtos derivados, como o farelo, por exemplo”, disse Krabbe reforçando a importância de gerenciar a qualidade das matérias-primas da ração. “A análise das matérias-primas leva a melhor eficiência de custo da ração e uma produção mais sustentável”, disse o especialista
O pesquisador defende o uso de tecnologias via NIR para ajudar neste desafio. “O uso de NIR ajuda analisar a variabilidade das matérias-primas. Através desta tecnologia é possível saber os nutrientes de cada um dos principais ingredientes da ração. Se antes ele estava restrito ao uso dentro de laboratórios, hoje temos variações desta tecnologia que vai desde equipamentos portáteis, que podem ser levados a campo, e equipamentos NIR embarcados nas linhas industriais de produção de alimento para animais”.
O Simpósio promovido pela Evonik vai abordar o tema: Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade. O evento será realizado na Sala Cataratas II e terá convidados especiais do Brasil e do exterior.
Entre os nomes confirmados no simpósio da Evonik estão o do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horacio Rostagno, da professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura, do professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, do pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme e do consultor Jeffersson Lecznieski.
Os debates serão moderados por Anita Menconi, diretora de Negócios da Linha de Especialidades de Monogástricos da Evonik nas Américas.
A PROGRAMAÇÃO
O Simpósio Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade vai ser aberto às 14h do dia 9 de outubro, na sala Cataratas II, com um debate sobre a Atualização das recomendações de aminoácidos para frangos de corte modernos, encabeçado pelo professor da UFV, Horácio Rostagno.
Em seguida, as discussões serão sobre a Modelagem da resposta de frangos de corte modernos aos níveis de densidade de aminoácidos e energia no desempenho e na lucratividade, com a professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura.
O professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, vai destacar o tema Efeito dos desafios à saúde intestinal na utilização de energia e aminoácidos em frangos de corte.
Logo depois, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, vai ministrar a palestra: Gerenciando a qualidade e a variabilidade nutricional das principais matérias-primas e seus impactos nos custos de formulação de rações e no desempenho das aves.
A Experiência europeia na redução dos níveis de proteína bruta da dieta e seus impactos nos parâmetros de desempenho, bem-estar e sustentabilidade vai ser apresentada pelo pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme.
E o consultor da Boreal Consultoria, Jeffersson Lecznieski, vai encerrar a programação com um debate sobre os Fatores críticos para a aplicação prática de dietas com redução de proteína bruta: experiência brasileira.
O simpósio da Evonik vai ser realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu, e tem entrada gratuita para os congressistas da 4ª Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024).
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Evonik)
tag: Evonik , PSA LATAM 2024 , Everton Krabbe , Embrapa Suinos e Aves ,