Produção de ovos recorde impacta negativamente o setor em 2018

Produção de ovos recorde impacta negativamente o setor em 2018

É o que informa o CEPEA em análise dos dados trimestrais apresentados pelo IBGE na última semana; são quase 920 milhões de dúzias.

Ovonews

dezembro 17, 2018

0

A produção de ovos de galinha voltou a aumentar no terceiro trimestre de 2018. De julho a setembro, a quantidade produzida foi 5% maior que a do segundo trimestre, de acordo com a pesquisa de Produção de Ovos de Galinha do IBGE, divulgada no dia 12 de dezembro.

Conforme a pesquisa, de janeiro a setembro, a produção do Espírito Santo, por exemplo, se destacou com um expressivo aumento de 18% frente à do mesmo período do ano passado, somando 252.448 mil dúzias. Mesmo assim, o Estado de São Paulo continua sendo o maior produtor de ovos de galinha do Brasil, com 780.754 mil dúzias produzidas no mesmo período.

Segundo colaboradores do Cepea, esse cenário vem impactando negativamente o setor, visto que, ao longo de 2018, a oferta elevada manteve as cotações da proteína abaixo dos patamares observados em 2017. Os valores reais (deflacionados pelo IPCA de novembro/18) de janeiro a novembro deste ano foram 19% inferiores aos negociados em 2017 na Região de Bastos (SP) - um dos maiores produtores de ovos do país -, tanto para o ovo branco tipo extra quanto para o vermelho, indicando que a demanda interna não está sendo suficiente para absorver o volume produzido.

Com o crescimento da produção fica renovado o recorde da série histórica do IBGE - o pico de produção anterior havia sido registrado justamente no segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, foram 75,57 milhões de dúzias de ovos a mais.

A alta foi impulsionada por aumentos em 23 dos 26 Estados com granjas enquadradas no universo da pesquisa do IBGE. Os maiores aumentos quantitativos ocorreram em São Paulo (+24,74 milhões de dúzias) e no Espírito Santo (+14,28 milhões de dúzias), informou o IBGE. São Paulo continua sendo o maior produtor de ovos, com 29,7% da produção nacional, seguido pelo Espírito Santo (9,6%), Minas Gerais (9,0%) e Paraná (8,5%).

(A Hora do Ovo, com informações do IBGE e CEPEA)

tag: Produção de ovos ,

0 Comentários