Plumagen trouxe ao Brasil o geneticista Gosse Veninga, diretor mundial de genética da Hendrix Genetics

Plumagen trouxe ao Brasil o geneticista Gosse Veninga, diretor mundial de genética da Hendrix Genetics

O geneticista Gosse Veninga conversou com avicultores de 4 polos de produção de ovos do país e anunciou trabalhos de seleção e melhoramento genético para a evolução das poedeiras Hisex e Dekalb.

Ovonews

setembro 29, 2023

0

Em uma sequência de palestras realizadas em agosto nos quatro maiores núcleos de postura do Brasil, a empresa de genética Plumagen atualizou seus clientes sobre as novidades da evolução genética das poedeiras Dekalb e Hisex, que a empresa produz e distribui em todo o território nacional. Para isso, trouxe um profissional de peso: Gosse Veninga, o diretor mundial de pesquisa e desenvolvimento das poedeiras da Hendrix Genetics, empresa holandesa responsável pelo desenvolvimento e distribuição no mundo dessas duas linhagens.

Gosse Veninga comentou, em suas apresentações, entre outros assuntos, como estão avançando os estudos e o desenvolvimento de novas tecnologias para sexagem de embrião no ovo, antes de iniciar a incubação.

Em entrevista a A Hora do Ovo, Jairo Arenazio, diretor da Plumagen, disse que a rodada de palestras, realizadas entre 21 e 24 de agosto, atingiu 63% de toda a avicultura de postura comercial do Brasil. É que somando as porcentagens de produção de ovos de cada cidade-alvo, esse seria percentual estimado da produção nacional. Na foto em destaque, Jairo Arenazio (à direita) está com Gosse Veninga (no centro) e Caio Freire, gerente dos incubatórios Plumagen (à esquerda).

Pela ordem, a agenda dos encontros de atualização sobre a genética das poedeiras Hisex e Dekalb  foi Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, estado que representa 10% da avicultura de postura brasileira; Caruaru, em Pernambuco, estado que tem 9% da produção de ovos do país; Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, estado que participa com 11,5% de todo volume nacional de ovos; e Bastos, representando o Estado de São Paulo, com uma participação de 33% da avicultura brasileira, de acordo com dados da Plumagen.

A intenção foi propiciar uma conversa franca e muito objetiva entre os avicultores e o geneticista Gosse Veninga, esclarecendo os direcionamentos genéticos da Hendrix para fazer suas poedeiras evoluírem em maior produção de ovos anualmente, mantendo a persistência de produção, principalmente nos dois períodos finais da vida dos lotes , 60 – 100 semanas, assim como melhoria na qualidade de casca e tamanho dos ovos na fase final. E, ainda, alinhamento com questões ligadas ao bem-estar animal (como tratamento de bico, aptidão dupla para confinamento e criação cage free e free range).

“Foram momentos importantes de esclarecimento aos clientes, demonstrando que o produto da Plumagen é o início da cadeia de produção de ovos, ou seja, o trabalho em nossos incubatórios é o embrião do sucesso no negócio dos nossos clientes. Por isso, nossa equipe está muito atenta às melhorias genéticas na produção das aves Dekalb e Hisex e, definitivamente, estamos focados em produzir pintainhas de um dia com cada vez maior qualidade e segurança sanitária”, disse Arenazio, em entrevista a Hora do Ovo. O médico veterinário e diretor nacional da Plumagen explica que o objetivo é que a parceria Hendrix Genetics e Plumagen entregue ao mercado um potencial de ganho genético de 3% a 5% todos os anos, através de melhoramento genético, que se traduz em melhorias zootécnicas, avanços na configuração das aves para que se adaptem às várias realidades de clima e ambiência, que tenham qualidade sanitária diferenciada, viabilidade e alta produtividade.

É A EVOLUÇÃO DAS POEDEIRAS!

Arenazio salientou que a busca da genética Hendrix é por melhoria da viabilidade das aves, mediante melhor adaptabilidade e docilidade das poedeiras, melhoria da conversão alimentar e da qualidade dos ovos e ênfase no aumento da produção de ovos, entre 3 e 4 ovos a mais, todos os anos. “São esses os cinco principais pontos que o nosso geneticista destacou como sendo seu foco para a evolução das nossas poedeiras a cada ano”, disse Arenazio, destacando que as aves da Plumagen têm qualidade com garantia sanitária. Ele também destaca que as aves Dekalb e Hisex são as mais adaptáveis às condições de clima do Brasil. “As aves da Plumagen são as poedeiras mais tropicalizadas do mercado”, conceitua o experiente profissional que trabalha no setor de genética de aves há mais de 35 anos.

Confira na galeria de fotos abaixo as palestras de Gosse Veninga e equipe da Plumagen em Santa Maria de Jetibá (ES), Caruaru (PE), Santo Antonio do Monte (MG), Bastos (SP) e no incubatório da Plumagen em Birigui (SP). Nas fotos, também, a equipe Plumagem com Gosse Veninga e Marco Almeida, da Hendrix Genetics, na empresa, em Birigui (SP), e o time Plumagem com a equipe da Socel, representante da empresa em Bastos e região.

Esta matéria foi publicada originalmente na revista impressa A HORA DO OVO Ed. 122, distribuída gratuitamente a todos os núcleos de postura do país. Disponível também no site, no link: A Hora do Ovo 122.pdf

Leia também a reportagem sobre os investimentos da Plumagen em novos equipamentos para tratamento de bico. Acesse o link: Na Plumagen, novos equipamentos para tratamento de bico trazem maior bem-estar às aves

PLUMAGEN
Av. Nelson Calixto
Novo Parque São Vicente
Birigui (SP) - Fone (18) 3649-8800

tag: Plumagen , Gosse Veninga , Hendrix Genetics , Dekalb , Hisex , Bastos , Caruaru , Santo Antonio do Monte , Santa Maria de Jetibá , genetica avicola ,

0 Comentários