Kemin reforça biosseguridade e ações sociais contra covid-19

Kemin reforça biosseguridade e ações sociais contra covid-19

Empresa reforça medidas de segurança para bem-estar de funcionários, clientes e fornecedores e promove ações sociais no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Ovonews

abril 29, 2020

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Uma das importantes fornecedoras de ingredientes para saúde e nutrição animal no mundo, a Kemin também se alia ao grupo de empresas que se dedica a manter a biossegurança em alta durante a pandemia do coronavírus. Entre as ações da empresa no Brasil estão mudanças na rotina das unidades, funcionários trabalhando em regime de home office e ações sociais.

Segundo informa a assessoria de imprensa da Kemin no Brasil, a empresa se adaptou rapidamente para manter o abastecimento de bens essenciais às famílias e desenvolveu planos de contingência, inicialmente na área de produção, para garantir o suprimento; depois com os fornecedores e nas áreas administrativas.

Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação de um Comitê de Prevenção, formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de todas as cinco unidades de negócios da empresa no país. O objetivo foi identificar riscos, desenvolver planos de prevenção e contingência para garantir melhor segurança e bem-estar de colaboradores, clientes e fornecedores, explica Amanda Silva, analista de Marketing Digital da Kemin Nutrição e Saúde Animal. “A Kemin tem como visão melhorar a qualidade de vida da população mundial todos os dias. Estamos adotando essas medidas não só para garantir a qualidade de vida dos nossos colaboradores e clientes, mas também garantir o abastecimento de bens essenciais para a comunidade”, enfatiza Amanda.  

Monica Higa, analista de Serviços Técnicos da Kemin Tecnologias para Alimentos, ressalta que o objetivo da empresa com as ações de biossegurança é minimizar o impacto de uma possível redução de pessoal no caso de contaminação interna. “O Comitê de Prevenção criou também uma escala de níveis de alerta se acontecer de termos algum caso de confirmação em nosso quadro de funcionários”, explica Mônica.

“Logo no início do aparecimento do primeiro caso no Brasil, o Comitê de Prevenção Contra o Coronavírus da Kemin distribuiu aos funcionários, através de e-mails, boletins com notícias recentes do avanço da doença, bem como ações adotadas para prevenção”, conta Diana Piva, analista de Recursos Humanos da Kemin Nutrisurance.   

“Também fizemos um mapeamento dos grupos de risco, com a distribuição de um formulário, fazendo levantamento das doenças que são caracterizadas dessa forma, e solicitamos aos funcionários que reportassem o aparecimento de sintomas, não só os diretamente relacionados ao Coronavírus, mas também aqueles de gripe ou resfriado”, pontuou.  

Diana destacou que com o avanço da doença, as medidas incluíram cancelamento de viagens a trabalho e adoção do modelo home office para a equipe. “Para os colaboradores, cuja função não permite esse modelo, intensificamos medidas de segurança, como o distanciamento nos horários de almoço e espaços de escritório e produção, aferição de temperatura, mudanças dos turnos da fábrica e higienização extra das estações de trabalho e dos materiais envolvidos.”

CUIDANDO DOS RELACIONAMENTOS

As bases de negócios também mudaram com a pandemia, conforme explica Fabrício da Silva, técnico de Segurança do Trabalho da Kemin Nutrição e Saúde Animal. De acordo com o técnico, o relacionamento com os clientes tem suas particularidades de acordo com cada divisão. “Nas divisões de nutrição e saúde animal e de tecnologias para alimentos e de pets, por exemplo, o time de campo está adotando medidas de reuniões online para garantir que o atendimento aos clientes não sofra alterações. O departamento de aplicação de produtos continua realizando visitas em caso de uma manutenção necessária. Outros tipos de atendimento podem ser realizados online”, frisa Silva.  

Ele salienta a importância de um acompanhamento mais próximo da programação de compra dos clientes para garantir a produção, o abastecimento e a entrega. “Na divisão de auxiliares têxteis, via de regra, os clientes estão com produções paradas. Nesse caso, o trabalho está acontecendo sob demanda, mas mantendo o contato e garantindo que o time está disposto e pronto para ajudar conforme a necessidade.”

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O uso de tecnologia pode ser um aliado contra a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, ressalta Amanda Silva, a analista de marketing digital da Kemin. “Vemos que a transformação digital, que é um processo gradual, está acontecendo de forma mais acelerada nas empresas por conta da pandemia. Com a necessidade de contato diário com os clientes para garantir a excelência dos nossos serviços, estamos fazendo o uso de diversas ferramentas.”

Segundo Amanda, a mudança de cenário também modificou as formas de relações. “O contato pessoal ainda é essencial, mas com o uso da tecnologia, minimizamos o impacto do distanciamento físico e podemos fazer um atendimento mais ágil e efetivo.”

A tecnologia permite que o tempo, antes gasto com viagens, seja revertido em mais atendimentos, com a possibilidade de participação de outros membros importantes nos negócios. É o que aponta Diane Krombauer, analista de Customer Service da Kemin Auxiliares Têxteis/Garmon. Segundo ela, esse maior envolvimento de profissionais de diferentes áreas no dia a dia não era possível pela rotina. “Além disso, a tecnologia contribui com o relacionamento e a comunicação não apenas com clientes, como também entre membros do mesmo time, que estão trabalhando de casa”, reforça.

AÇÕES SOCIAIS

A série de medidas adotadas internamente nas unidades da Kemin se une à promoção de ações sociais nas comunidades onde tem presença, informa Raquel Falcade, gerente de Laboratório e Qualidade da Kemin. “Entendemos que é um momento de união, não apenas entre colaboradores e unidades no mundo, mas também entre empresas e prestadores de serviços”, afirma a executiva.  

Raquel destaca algumas iniciativas com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia em comunidades. “Fizemos doações de equipamentos para equipes da área de saúde para hospitais nas cidades de Chapecó e Vargeão, em Santa Catarina, e em Valinhos e Indaiatuba, no interior de São Paulo.”  

Nos meios digitais, a Kemin abriu espaço para pequenos negócios da região de Campinas, no interior de São Paulo, divulgarem seus trabalhos, anunciou Amanda. “Disponibilizamos nossa página no LinkedIn para pequenos empresários divulgarem seus negócios. Esse serviço acontece às sextas-feiras”, disse. “Sabemos que o momento é difícil, mas esperamos que, ao compartilhar nossas ações, possamos contribuir de alguma maneira para amenizar os impactos dessa pandemia na sociedade”, frisa a profissional, acrescentando que “a Kemin acredita que, mesmo neste momento de adversidade e sabendo que ele ainda se estenderá, a união e as lições aprendidas prevalecerão no cotidiano e nas relações no futuro”.

A KEMIN INDUSTRIES

A Kemin Industries (www.kemin.com) é uma fabricante global que fornece mais de 500 ingredientes especiais para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 2.800 funcionários, operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, São Marinho, Cingapura, África do Sul e Estados Unidos.

Saiba mais sobre a Kemin em seu perfil no Linkedin: Kemin Saúde e Nutrição Animal.

(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Kemin no Brasil)

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