Influenza aviária leva alguns países a abater aves

Influenza aviária leva alguns países a abater aves

Países da Europa e da Ásia convivem com vários surtos de influenza aviária e estão tomando medidas drásticas para enfrentar esse desafio.

Ovonews

fevereiro 09, 2021

0

Vienã, Alemanha, França e Bulgária vivem o desafio da influenza aviária e tiveram que abater aves para tentar controlar o problema. Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o governo do Vietnã anunciou o abate de 100 mil aves neste ano, na uma tentativa de conter a propagação da influenza no país. “Foram relatados surtos das cepas altamente patogênicas da gripe aviária H5N1 e H5N6 em 14 províncias”, informa o site Agrolink.

O temor do governo é que os surtos se espalhem em maior escala, o que tem alta probabilidade de acontecer. O país tem 460 milhões de aves em criatórios. Nos últimos anos, tem vivido surtos da influenza em pequena escala.

A Bulgária também vai abater patos, cerca de 160, por causa da influenza. Segundo informa o site Agrolink, “o surto ocorreu em duas fazendas do mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde a doença já havia sido registrada em uma fazenda com mais de 99 mil galinhas recentemente”.

Embora diga que nõa há ligação entre as granjas de patos e a de galinhas, a Agência de Segurança Alimentar da Bulgária fez um apelo aos produtores da região para que mantenham as aves dentro de suas instalações.

“Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Alemanha e em outras partes da Europa nos últimos meses, com suspeitas de que aves selvagens estariam espalhando a doença. Na França cerca de 2 milhões de patos e outras aves tiveram que ser abatidos até o momento e são mais de 400 focos”, informa o Agrolink.

(A Hora do Ovo, com informações do site Agrolink)

tag: influenza aviária , Vietnã , França , Bulgária , Alemanha ,

0 Comentários