Francisco Turra se despede da presidência da ABPA e recebe homenagens

Francisco Turra se despede da presidência da ABPA e recebe homenagens

Em cerimônia on line, no dia 19 de agosto, a entidade marcou a transição oficial de Turra, após 12 anos na liderança da entidade, para o executivo Ricardo Santin.

Ovonews

agosto 20, 2020

0

Uma cerimônia on line marcada por muitas homenagens e a despedida do executivo Francisco Turra da presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal aconteceu na manhã do dia 19 de agosto. O evento, muito bem organizado pela área de comunicação da ABPA, sob a coordenação competente do jornalista Marcelo Oliveira, registrou a transição do cargo ocupado por Turra há 12 anos, período em que a entidade viveu múltiplas mudanças e uma evolução histórica em suas atividades no Brasil e no mundo.

Turra deixou o cargo - que foi passado na ocasião ao executivo Ricardo Santin, companheiro de muitas lutas nesse período - mas mantém a presença experiente no Conselho Diretivo da ABPA, ao lado de Leomar Somensi, Presidente do Conselho da ABPA. O líder, que já foi deputado federal, ministro da agricultura e presidente da Conab, entre outras posições destacadas, falou sobre suas realizações à frente da ABPA e demonstrou que cada conquista foi mérito da equipe competente da entidade e de um setor que se profissionalizou ao longo de várias décadas, quando o Brasil se tornou um dos líderes mundiais na produção de proteína animal de qualidade.

Se dizendo um otimista incorrigível, Francisco Turra ressaltou o importante trabalho em equipe e as mudanças de paradigmas no reconhecimento à proteína animal brasileira no mundo. “O setor vai voar ainda mais”, disse ele sobre as perspectivas otimistas que o Brasil tem pela frente no setor. “Tivemos um reconhecimento grande e teremos outros ainda maiores porque somos um país que não se entregou, assumiu seu posto e temos a missão de produzir alimentos para o mundo". O líder se disse um otimista e, por essa razão, não sofre três vezes, como os pessimistas. "Os pessimistas sofrem antes, durante e depois; como otimista, se tiver que sofrer será só uma vez, no final", brincou, destacando a importância de acreditar naquilo que se faz.

Turra recebeu homenagens de diversas autoridades, entre elas a ministra da Agricultura Tereza Cristina, que falou também ao vivo e ressaltou a importante aliança entre o ministério e a ABPA, e a liderança afetiva e muito efetiva do ex-ministro à frente da entidade que alavancou a proteína animal brasileira em nível mundial.

Também renderam homenagens a Francisco Turra diversos governadores do eixo centro-sul do país, região tida como uma das maiores produtoras de aves e ovos do Brasil. Entre as autoridades estaduais que falaram em vídeo especialmente preparado pela ABPA, destacaram-se os governadores Ratinho Júnior, do Paraná; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul (terra de Francisco Turra e de Ricardo Santin); Roberto Caiado, governador de Goiás; João Dória Junior, governador de São Paulo; Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.
Falaram ao vivo deputados federais e estaduais, entre eles o próprio filho de Turra, deputado Sérgio Turra, no Rio Grande do Sul, e que se emocionou bastante ao destacar o líder e o pai e suas qualidades em todas as frentes que lidera. “Um líder precisa ir além de vender esperanças; precisa entregar resultados”, disse o filho sobre o pai, parafraseando Napoleão Bonaparte e acrescentando a importância de homens que sabem entender uma nação e ir além do que o país pode oferecer.

Representando os associados da ABPA, o executivo paranaense Irineu da Costa Rodrigues, diretor da LAR, uma das maiores cooperativas do país, produtora de proteína animal no Paraná. Líder latino-americano, o empresário Luis Eduardo Valle Coello, presidente da ALA, a Associação Latinoamericana de Avicultura, entidade da qual Turra também participa, ressaltou a parceria com o Brasil para representar e alavancar a avicultura na América Latina.

E, finalmente, Ricardo Santin, que era o diretor-executivo da entidade e esteve nesses 12 anos ao lado de Francisco Turra liderando uma evolução jamais vista na entidade nacional da proteína animal, elevando a categoria e qualidade dos produtos brasileiros nos mercados interno e global. Santin assume a presidência da entidade, dando continuidade a um trabalho que muito orgulha a ABPA e seus associados.

REALIZAÇÕES QUE MARCARAM

Além do fortalecimento e abertura de novos mercados para os setores de aves e suínos, Francisco Turra destacou, em seu discurso, o forte aumento da receita com exportações entre 2008 e 2020: alta de 246% para avicultura, alcançando um valor previsto de R$ 30,9 bilhões este ano, e de 436% para a suinocultura, com receita que pode chegar à casa dos R$ 11,7 bilhões em 2020.

Os números impressionam em um ano de pandemia: mesmo com a crise econômica mundial, a previsão da ABPA é otimista. "Fim da crise, 22 mil postos de trabalho novos e investimentos novos previstos. Se nós tivermos os benefícios da desoneração, quero que as autoridades entendam: nosso setor vai voar. Ano que vem é o ano para gente voar. Somos um país que não se entregou”, contou Turra.

GRATIDÃO, ALEGRIA E HISTÓRIA

Durante o discurso, Ricardo Santin agradeceu os ensinamentos. “Um sentimento de gratidão e alegria por ter partilhado essa história com o presidente Turra. Como vimos, foram 12 anos de aprendizado com um mestre. O que posso agradecer é por ter acreditado em mim e ter dado a oportunidade de ter trabalhado na consolidação de grandes setores representados na ABPA”, disse ele.

Ricardo Santin falou sobre o desafio de lidar com "um novo consumidor pós-pandemia, muito mais preocupado com a qualidade dos alimentos”. E destacou uma necessidade em ascensão: "Garantir um consumo consciente e consistente, sem as más influências dos mitos e das fake news.”

Na galeria abaixo, confira os líderes e autoridades participantes da homenagem a Francisco Turra, em sua despedida da presidência da ABPA. Da esquerda para a direita, o jornalista Marcelo Oliveira, assessor de comunicação da ABPA e cerimonialista do evento; o deputado Ernani Polo; Sérgio Turra, deputado estadual do RS e filho de Francisco Turra; Leomar Somensi, presidente do conselho da ABPA; ministra da Agricultura, Tereza Cristina; os governadores Eduardo Leite (RS), João Doria Jr (SP), Ratinho Jr. (PR), Ronaldo Caiado (GO) e Renato Casagrande (ES); Paulo Skaf, presidente da FIESP (SP); Luis Eduardo Valle Coello, presidente da ALA, a Associação Latinoamericana de Avicultura; os deputados Alceu Moreira (presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária) e Ernani Polo; o senador Luiz Carlos Heinze; o empresário Irineu da Costa Rodrigues, presidente da LAR Cooperativa (PR), e Ricardo Santin (novo presidente da ABPA).

(TERESA GODOY - A Hora do Ovo, em cobertura à cerimônia virtual da ABPA, com informações adicionais da assessoria de imprensa da entidade. Fotos colhidas pela A Hora do Ovo durante a live)

 

tag: Francisco Turra , ABPA , Ricardo Santin , proteína animal brasileira , homenagem ,

0 Comentários