Especialistas debatem uso de antibióticos na avicultura no agCast da Agroceres Multimix
Luiz Felipe Caron e Ricardo Rauber foram os convidados da empresa para falar ao vivo sobre o tema durante o SIAVS 2024.
A Agroceres Multimix recebeu, durante o SIAVS 2024, em agosto, diversos convidados para o seu agCast, podcast da empresa que leva informações de qualidade ao setor. No episódio apresentado no dia 8 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o tema foi os antibióticos na avicultura, programa que recebeu Luiz Felipe Caron e Ricardo Rauber, e contando com a presença de Patrícia Marchizelli, gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix. Os três tiveram uma conversa aprofundada sobre estratégias para a escolha de aditivos voltados para a saúde intestinal na avicultura.
No Brasil, encontramos hoje avicultores em diferentes estágios quando o assunto é produção sem o uso de antibióticos promotores de crescimento. Em uma ponta há quem já utiliza alternativas há anos, seja para atender às exigências externas ou para alcançar nichos específicos do mercado interno; e, na outra, aqueles que preferem continuar fazendo uso dos promotores de crescimento enquanto for permitido.
O cenário, analisa Luiz Felipe Caron, professor na UFPR, começou a ser moldado há 18 anos. “Quando a Europa começou a recomendar novas estratégias, muitos se perguntavam se isso chegaria aqui. E chegou. Porém, os aditivos alternativos são a cereja no bolo. Mas é preciso ter o bolo; sem o bolo, não tem cereja”.
O grande desafio para o sucesso das alternativas reside em integrar todas as áreas envolvidas na produção avícola, desde a nutrição até o manejo, passando pela ambiência e sanidade, para, aí sim, alcançar o cenário ideal e atender tanto às demandas do mercado internacional quanto às exigências emergentes no mercado interno.
A complexidade dos desafios de campo exige uma compreensão em detalhes de cada situação, pois, enquanto os promotores de crescimento têm um espectro de ação amplo, cobrindo uma variedade maior de desafios, os aditivos alternativos tendem a ser mais direcionados.
Ricardo Rauber, consultor na Vetinova, explica: “O posicionamento incorreto de um aditivo pode não só resultar em falta de resposta, mas também levar à falsa conclusão de que o aditivo não é eficaz, quando, na verdade, ele simplesmente não está sendo usado para o desafio correto.”
Diante de um amplo cenário de possibilidade de soluções disponíveis no mercado, uma evolução gradual do uso é apontada por Patrícia Marchizelli, gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, como o caminho ideal a ser seguido. Essa abordagem, ela explica, permite ao produtor conhecer os aditivos alternativos e identificar aqueles mais adequados para sua realidade.
O conteúdo do AgCast sobre antibióticos na avicultura pode ser conferido na íntegra no canal oficial da Agroceres Multimix, no YouTube.
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa da Agroceres Multimix)
tag: agCast , Agroceres Multimix , SIAVS 2024 , Luiz Felipe Caron , Ricardo Rauber , Patrícia Marchizelli , antibióticos na avicultura ,