Crescer e democratizar o ovo são projetos da Mantiqueira para os próximos anos
Ao comemorar o Dia Mundial do Ovo, o empresário Leandro Pinto diz que a estimativa é crescer 20% em 2021 e 2022, com ovos de aves livres de gaiolas.
O ovo vai ocupando lugar de destaque na mesa dos brasileiros, seja por sua qualidade nutricional, seja pelo preço mais acessível entre as proteínas animais. Neste dia 8 de outubro, Dia Mundial do Ovo, o Grupo Mantiqueira comemorou a data reunindo todas as características do ovo e divulgando seu trabalho na busca por um alimento cada vez mais seguro e acessível ao brasileiro.
Segundo dados divulgados pelo IBGE, pela Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2020, a produção de ovos de galinha bateu recorde em 2020 e chegou a 4,8 bilhões de dúzias, o equivalente a um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. Atento ao mercado e sempre em dia com as tecnologias que colaboram para a evolução do segmento de postura, o produtor Leandro Pinto, presidente do Grupo Mantiqueira (foto no destaque), destacou, em entrevista, alguns pontos que acredita estarem nesse caminho, rumo a posições de ainda mais destaque para o ovo.
Leandro comenta como foi o ano de 2020 para o Grupo Mantiqueira, em meio à pandemia da covid-19. “A demanda de ovos aumentou em cerca de 9% em 2020, com um pico maior no início da pandemia, devido ao alto valor nutritivo dos ovos, grande saudabilidade e por ser considerado o alimento mais completo, além de ser a proteína mais barata na mesa dos brasileiros, presente em praticamente todas as refeições."
Mas esse crescimento, segundo o empresário, não é só de um ano para cá, como se acredita. “Estamos acompanhando essa curva nos últimos 10 anos. Para ser ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), há 20 anos, o consumo per capita de ovos no Brasil era de 94 unidades; há 10 anos aumentou para 148 e no ano passado ficou em 251 ovos por habitante.”
O empresário diz que foi necessário aumentar a produção da Mantiqueira em 20% para atender à demanda dos novos tempos. Ele explica: “A Mantiqueira é líder no segmento da avicultura em inovação e tecnologia na América do Sul. Por dia a empresa comercializa mais de 7 milhões de ovos, e mais de 2,5 bilhões de ovos por ano, e para atender à demanda de 2020, aumentamos nossa produção em 20%. Mas temos um planejamento estratégico independente de ondas, e estamos crescendo continuamente em produção de ovos cage free (aves livres de gaiolas), que é nosso maior objetivo.”
Projetando o crescimento para o período 2021/2022, Leandro Pinto destaca: “Nossa estimativa de crescimento para 2021 e 2022 é de 20% ao ano e nosso plano de crescimento está voltado à produção de ovos de aves livres de gaiolas, com o objetivo de democratizar esse tipo de produção, com o compromisso de chegar a 2,5 milhões de galinhas livres de gaiolas até 2025.”
(A HORA DO OVO, com informações e foto da assessoria de imprensa do Grupo Mantiqueira)
tag: Grupo Mantiqueira , Dia Mundial do Ovo , Leandro Pinto , cage free ,