Congresso da APA 2025 premia quatro trabalhos científicos liderados por mulheres
Evento reconhece estudos inovadores nas áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas da avicultura.
O tradicional e reconhecido Congresso da APA, este ano em sua 22ª edição, acaba de premiar quatro trabalhos liderados por mulheres, um reflexo da crescente participação feminina na pesquisa científica e na inovação do setor avícola. Sempre abrindo a agenda dos eventos da postura brasileira, o Congresso deste ano começa no dia 24 de março e prossegue até o dia 27 com uma programação intensa e novo local: o Multiplan Hall, anexo ao Ribeirão Shopping.
Sobre a escolha de trabalhos liderados por mulheres, a Profa. Dra. Sarah Sgavioli (foto no destaque), coordenadora da comissão responsável pelo processo de avaliação científica dos trabalhos submetidos, comenta: “A qualidade dos trabalhos submetidos este ano demonstra o alto nível de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Brasil. A premiação de quatro mulheres como autoras principais reforça o protagonismo feminino na ciência e no setor avícola.”
Ao todo, 81 trabalhos científicos foram selecionados e distribuídos entre as áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas. Esses estudos serão publicados nos anais do evento e apresentados em formato de pôster durante o congresso.
A classificação dos trabalhos foi realizada por uma equipe de aproximadamente 40 profissionais da área que avaliaram os resumos com base em critérios como relevância, adequação às normas estabelecidas e qualidade científica.
“Após uma criteriosa avaliação, quatro trabalhos – um de cada área – foram selecionados para receber o prêmio de melhores trabalhos do Congresso 2025. Os vencedores receberão um salário-mínimo e uma placa de reconhecimento pelo estudo desenvolvido”, destaca a coordenadora da comissão.
O XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor, informam os organizadores. “O evento se consolidou como uma plataforma essencial para o fortalecimento de parcerias, troca de experiências e apresentação de estudos que contribuem para a evolução da produção e comercialização de ovos no Brasil”, destaca José Roberto Bottura, diretor técnico da APA e coordenador do Congresso.
Conheça os trabalhos premiados:
OUTRAS ÁREAS
Relação entre resistência da casca, frequência ressonante e propriedades físicas do ovo - Autora principal: Deisy Carolina Celis Alba (UNESP, Jaboticabal/SP).
Resumo: O estudo teve como objetivo prever a resistência da casca de ovo por meio de medidas destrutivas e não destrutivas usadas na avaliação da qualidade externa dos ovos de galinhas poedeiras comerciais.
SANIDADE
Avaliação in vitro do potencial de formação e adesão de biofilmes de estirpes de Salmonella isoladas de granjas avícolas.
Autora principal: Isis Mari Miyashiro Kolosoki (Unesp, Jaboticabal/SP).
Resumo: A pesquisa encontrou variações no potencial de formação de biofilmes entre as estirpes de Salmonella, com destaque para a estirpe SCH, que apresentou maior adesão e potencial de persistência.
NUTRIÇÃO
Exigências nutricionais de cálcio e fósforo para frangas em crescimento e galinhas de postura: desenvolvimento de modelo fatorial.
Autora principal: Nathana Rudio Furlani (Unesp, Jaboticabal/SP).
Resumo: O estudo propôs modelos para estimar a exigência nutricional de cálcio total e de fósforo disponível das aves, contribuindo para dietas mais precisas e eficientes.
MANEJO
Qualidade de ovos de galinhas poedeiras criadas em piso em função de diferentes densidades de alojamento.
Autora principal: Heloisa Pagnussatt (Universidade Federal de Viçosa/MG).
Resumo: O estudo determinou as densidades de criação de galinhas poedeiras em sistemas cage free, garantindo que a qualidade dos ovos não seja afetada.
As inscrições para o Congresso da APA 2025 estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento: www.congressodeovos.com.br.
Para conferir a programação completa, acesse o link: Programação XXII Congresso APA 2025.
A HORA DO OVO é mídia parceira do Congresso da APA 2025.
AS EMPRESAS PATROCINADORAS DO CONGRESSO DA APA 2025
Adisseo, Agroceres, Amicil, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Boehringer Ingelheim, Ceva Saúde Animal, Chr. Hansen, DSM, Ecil, Elanco, Eurotec, Fair Feeds, FS Nutrição Animal, Fujikura, Hendrix, Ilender, Impextraco, Inata, Kilbra, Lanxess, Lohmann do Brasil, MCassab, Mercoaves, MRE Technology, MSD Saúde Animal, Planalto Postura, Plasson, Plumagem, Poly Sell, Salus, San Vet, Sementes Esperança, Tacto, Uniquímica, Vaccinar, Vaxxinova, Vidara, Yamasa, Zinpro e Zoetis.
O CONGRESSO DA APA
O Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos é o maior evento da avicultura de postura no Brasil, organizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA) com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).
A edição 2025 conta com uma programação abrangente que aborda tendências de mercado, sanidade, nutrição, genética, manejo, bem-estar animal, legislação, marketing e comercialização de ovos.
O evento reunirá profissionais de toda a cadeia produtiva, com foco em promover o debate sobre inovações tecnológicas e sustentabilidade na produção de ovos, em um encontro entre academia e indústria.
A APA
Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura (APA) representa e apoia a avicultura industrial paulista, região que atualmente é responsável pela produção de 18,4 bilhões de ovos e 1,5 milhão de toneladas de carne de frango por ano. Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de grande representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista através de serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor.
Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como: genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista. Acesse: www.apa.com.br
(A Hora do Ovo, com informações e foto da assessoria de imprensa do Congresso da APA 2025)
tag: Congresso da APA , Congresso da Ovos APA , Associação Paulista de Avicultura , Multiplan Hall , Jose Roberto Bottura , Sarah Sgavioli ,