Conbrasul 2021 será evento especial pós-pandemia, indica Asgav/Ovos RS
Terceira edição da conferência vai debater o mercado de ovos durante e pós-pandemia e resgatar a convivência social “proibida” durante a quarentena da Covid-19.
Os projetos e o ânimo para preparar bons eventos se mantêm nas planilhas da Asgav e do Programa Ovos RS. Assim ficou explícito na entrevista coletiva concedida pelo executivo José Eduardo dos Santos, no último dia 1º de julho, em encontro virtual com a mídia especializada, do qual A Hora do Ovo participou.
Um sempre animado José Eduardo (foto no destaque) explicou como ele e sua equipe pretendem organizar a Conbrasul 2021 de forma a “embalar” seus participantes num encontro ainda mais afetivo e de confraternização, após tanto tempo sem contato presencial dos líderes da postura comercial por causa da pandemia da Covid-19. Reforçando o caráter de encontro de líderes e de análise dos principais desafios da postura brasileira, Eduardo contou que a equipe organizadora da Conbrasul está empenhada em apresentar não só a excelência em debate oferecida nas duas edições anteriores do evento mas, especialmente, resgatar a importância de todos estarem juntos novamente, inclusive debatendo a avicultura de postura num novo cenário nacional – e mundial – após a pandemia vivida em 2020.
Com o sucesso das duas primeiras edições, já era grande a expectativa com a terceira edição da Conferência Brasil Sul de Ovos, em Gramado (RS), uma promoção da Asgav, a Associação Gaúcha de Avicultura, e do Programa Ovos RS. Agora, com a pandemia e a quarentena obrigatória, essa expectativa aumenta ainda mais em relação a Conbrasul, diz Eduardo. “Há agora o fator pós-pandemia”, afirmou o diretor executivo da Asgav e coordenador da conferência. Segundo Eduardo, o evento que acontecerá no próximo ano terá a missão de elaborar e debater esse “novo tempo” que se avizinha com novos comportamentos e uma cultura diferenciada. “Há um novo comportamento da sociedade ao qual estamos nos adequando, tanto social quanto individualmente e na família. A pandemia ensinou as pessoas a se reunirem de forma diferente, preenchendo o tempo de forma mais criativa”, analisa.
Essas mudanças também dizem respeito ao ovo, alimento que ganhou destaque durante a pandemia por seu preço, facilidade de armazenamento e versatilidade. Também por causa da pandemia e da quarentena, o mercado do ovo teve seu perfil modificado, de forma intensa no início da quarentena e de equilíbrio nos preços, ao longo desse período. Mas, de qualquer maneira, criou-se uma nova relação do produtor com o mercado e tudo isso, além de um novo perfil do consumidor, serão temas de debate na conferência promovida pela Asgav e Programa Ovos RS entre os dias 30 de maio a 2 de junho de 2021.
Com tantas mudanças e a valorização do ovo, a importância da Conbrasul dobrou, disse Eduardo. “Tínhamos já uma expectativa de um público maior para a terceira edição; agora com a pandemia, que está mudando os costumes das pessoas, isso vai ser muito importante para o setor, o que impacta também o nosso evento”, avalia.
“Acreditamos que vá ser uma nova realidade. Então, o evento começa a ter um compromisso maior ainda com a discussão de lideranças do setor, com a participação de instituições, tanto em nível nacional como internacional”, contextualizou o executivo. Essa alta expectativa que vai se delineando em relação ao evento da Asgav para maio e junho do ano de 2021, já vinha sendo alimentada em 2019, quando Eduardo Santos participou de uma conferência da International Egg Comission, a IEC, em Copenhagen, na Dinamarca. Representante brasileiro na entidade global que estuda e divulga o ovo no planeta, Eduardo Santos relembra que, já ali, teve novas adesões de empresas que estarão no evento para 2021.
“Então o compromisso aumenta”, comentou o executivo durante a entrevista coletiva, no dia 1º de julho, de forma on line. E também por isso, é importante já falar sobre o evento a praticamente um ano de ele acontecer. “Justamente para anunciar que vamos nos preparar para atender a um público maior, para ter uma programação diferenciada, avaliando os estragos da pandemia e os caminhos para se recuperar. E quanto antes fizermos isso tão importante será para entender e se adaptar a essa nova cultura, valorizando cada vez mais o nosso setor”, disse ele.
E prosseguiu: “Dentro dessa linha, posso dizer a vocês que já estamos recebendo procura de empresas para patrocinar o evento. Estamos na fase de formalização das propostas e já posso dizer que temos empresas multinacionais e nacionais que procuram cotas de patrocínio. Tanto que já estamos divulgando no site da Conbrasul a parte comercial.”
Procurando atender às expectativas que, segundo Eduardo, são muitas, a equipe da Asgav e do Programa Ovos RS já trabalha com força na realização da terceira edição do evento, que é dedicado aos líderes do setor de ovos. “Vamos procurar trabalhar uma programação que realmente atenda às demandas do setor, valorizando - como fizemos nas outras edições - as sessões por assunto, trazendo os cases de marketing, tanto de instituições quanto de empresas, destacando as questões sanitárias, numa linguagem voltada aos dirigentes, que precisam estar cada vez mais atentos às questões sanitárias, especialmente quando temos a evolução dos sistemas alternativos de produção. E precisamos também valorizar cada vez mais o debate no sentido de buscar mais espaço no mercado externo.”
Eduardo fez questão de salientar que, paralelamente à programação técnica e de debates, também está sendo preparada uma programação social que, de forma dinâmica, possa unir e socializar as mídias, os patrocinadores e o público presentes à conferência. “Vamos mudar um pouco o formato das atividades sociais. Estamos pensando em fazer atividades externas bem diferenciadas”, adiantou o executivo, mantendo, no entanto, o fator surpresa para 2021.
Ao mesmo tempo, o objetivo é manter a qualidade da logística e da estrutura, ponto de honra para os organizadores, segundo Eduardo. Para isso, disse ele, é preciso não ultrapassar um número-limite de participantes, para que o evento se mantenha fiel a seus princípios. “Antes da pandemia estávamos com uma expectativa de 500 pessoas. Estamos estudando um teto, até para não fugirmos do propósito do evento que é focar nesse público de lideranças, para não conflitar com outros eventos, invadindo outras finalidades. Se passarmos de 500 participantes, poderemos chegar a, no máximo, 600 pessoas. É o nosso número-limite para ter condições de oferecer toda a atenção, estrutura e logística com qualidade.”
A ideia é manter o evento no mesmo local, o hotel Wishi Serrano, em Gramado, na serra gaúcha. ”Já assinamos o contrato com o Wich Serrano. Pensávamos em mudar de local mas acho que ainda é muito cedo. Vamos pensar nisso da quarta edição em diante”, adiantou o executivo, destacando ainda que a parte estrutural está toda contratada. “Estamos implementando as atividades sociais, com atividades extras em outros locais, como o jantar temático, por exemplo. E vamos levar especialistas nas mais diversas áreas, no sentido de realmente ajudar o setor a pensar dentro desse novo plano de mercado, dessa nova cultura que nasceu com a pandemia do novo coronavírus.”
Esse período de pandemia será, com certeza, um dos temas importantes a serem colocados para debate no evento em 2021, garante Eduardo. “Sim, o tema vai influenciar na programação, com certeza, até no sentido de apresentar experiências do setor no Brasil e em outros países, o que se utilizou de ferramentas novas, de comunicação, de produtos que vão permanecer. Tudo isso vamos levar para o evento, promovendo network com os dirigentes, formadores de opinião, chefias e líderes.”
Pensando à frente, Asgav e Programa Ovos RS, mais uma vez, já anteveem o debate vigoroso e rico que acontecerá pós-pandemia, criando as bases para o pensamento de uma nova postura comercial, ou, pelo menos, um novo modo de ver o mercado de ovos depois de um ano tão desafiador como está sendo 2020. E pelo ineditismo dos fatos e pelas surpresas tão impensáveis como as que estão batendo em nossas portas este ano, nunca é demais se antecipar, planejando o futuro que, com certeza, não é mais um tema distante.
A Hora do Ovo, mídia parceira e sempre presente nos principais eventos da postura brasileira, já confirma, mais uma vez, seu apoio a Conbrasul, agora em 2021!
(TERESA GODOY. A Hora do Ovo)
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