Certified Humane lança podcast sobre bem-estar para animais de produção

Certified Humane lança podcast sobre bem-estar para animais de produção

Instituto lança entrevistas com profissionais da América Latina e Ásia; primeiro episódio da série traz a experiência brasileira da Fazenda da Toca.

Ovonews

agosto 30, 2021

0

A Certified Humane acaba de lançar o primeiro podcast que amplia o debate sobre os diversos aspectos associados às boas práticas no manejo dos animais de produção. A entidade representa na América Latina e Ásia a Humane Farm Animal Care (HFAC), principal organização internacional sem fins lucrativos de certificação voltada para a melhoria da vida das criações animais na produção de alimentos.

No Brasil, a Certified Humane já certificou diversas granjas de produção de ovos e segue firme e seriamente debatendo e apoiando os avicultores na busca pela otimização do bem-estar animal, questão que deixou de ser apenas uma tendência para o futuro e tornou-se realidade já. Dentro desse propósito, a organização lança mais essa ferramenta de informação e debate, série de podcasts que mostrará o panorama do bem-estar animal no Brasil e América Latina, através de experiências bem-sucedidas.

É o caso da Fazenda da Toca, empresa que inaugura a série de podcasts (veja o primeiro episódio no vídeo a seguir). Sobre esse novo canal de comunicação e seus propósitos, Luiz Mazzon (foto no destaque), diretor da Humane Farm Animal Care da América Latina e Ásia, comenta: “Percebemos que as empresas ainda têm dúvidas sobre a adaptação das produções às normas para obter o selo e também sobre o retorno financeiro”. Mazzon diz que “a preocupação com o bem-estar dos animais de produção é um caminho sem volta e as empresas que não se adaptarem irão perder mercado. Isso já está acontecendo em vários países do mundo”, indica.

A União Europeia, por exemplo, aprovou recentemente o fim gradual da criação industrial de animais em gaiolas, o que acontecerá até 2027. A decisão deve impactar o sistema de produção em vários países da América Latina, incluindo o Brasil. Por aqui, a questão do bem-estar animal já vem sendo discutida há anos e agora vem se tornando uma prática adotada por diversos produtores que miram mercados mais exigentes, ou mesmo, visam atender com maiores esclarecimentos o consumidor brasileiro que entende a importância desse processo.

“Os consumidores estão muito antenados; eles querem saber de onde vem o ovo que está nas prateleiras, como é a ave, se ela é bem tratada. Principalmente esse público mais jovem, que é quem vai fazer a grande mudança porque são os consumidores do futuro”, ressalta Fernando Bicaletto, CEO da Fazenda da Toca, empresa que participa do primeiro podcast da série. Também está nesse episódio Rodrigo Cobrelo, responsável pela produção da empresa. Eles conversam com Luiz Mazzon sobre estratégias, práticas e manejo das aves. A Fazenda da Toca foi a primeira empresa certificada pelo sistema caipira de produção de ovos com o selo de bem-estar animal da Certified Humane.

A BUSCA PELO BEM-ESTAR ANIMAL

Nos últimos anos, houve uma busca crescente por certificações em bem-estar animal no segmento de proteína animal. Grande parte dessas certificações foram referenciadas pelo Instituto Certified Humane. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, só no último ano, cresceu 20% o número de animais certificados nas fazendas e granjas inspecionadas.

Pesquisa feita em 2020 pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, demonstrou que o consumo consciente já uma realidade, uma preocupação do consumidor com os métodos de produção. De acordo com a pesquisa, 37% dos brasileiros pagariam mais caro por produtos que minimizam o sofrimento dos animais.

Considerando a importância do tema para o momento, o podcast da Certified Humane também traz entrevistas com técnicos e veterinários para falar sobre as normas referentes à nutrição, ambiência, recria, saúde, transporte, processamento e abate de bovinos de corte e leite, cabras, frangos de corte, galinhas poedeiras e suínos.

Os convidados do podcast vão além das fronteiras do Brasil, com a participação de empresas da América do Sul, como a Cooperativa Agrícola y Lechera La Unión - Colun -, a maior cooperativa de produtores de leite do Chile, e a Global Food Partners (GFP), consultoria multinacional com sede em Cingapura e com atuação em diversos países asiáticos na transição para a produção de galinhas livres de gaiola.

As entrevistas são feitas sempre no idioma nativo do convidado - português, espanhol ou inglês - e o conteúdo pode ser acessado também através do canal no YouTube, com a tradução em legendas. O podcast Certified Humane está disponível no Spotify.

Acompanhe o primeiro episódio pelo canal da Certified Humane no YouTube.


 
O INSTITUTO CERTIFIED HUMANE

O Instituto Certified Humane é o representante na América Latina e Ásia da Humane Farm Animal Care (HFAC), a principal organização internacional sem fins lucrativos de certificação voltada para a melhoria da vida das criações animais na produção de alimentos, do nascimento até o abate. Na região em que atua, certifica aproximadamente 380 fazendas e granjas.

Para obter o selo, as empresas precisam seguir os referenciais técnicos do Programa Certified Humane que foram estabelecidos por um Comitê Científico, composto por 40 membros, entre pesquisadores da área animal e veterinários do Canadá, Europa, Brasil, Estados Unidos, Turquia e Austrália.

A certificação é mantida por meio de inspeções anuais conduzidas por cientistas e veterinários especialistas nas espécies que estão sendo verificadas. São inspeções independentes realizadas em todas as fazendas, granjas e instalações de abate ou processamento.

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de comunicação da Certified Humane no Brasil)

tag: Bem-estar animal , Certified Humane , Luiz Mazzon , Fazenda da Toca , Fernando Bicaletto , Rodrigo Cobrelo ,

0 Comentários