Ana Lúcia de Paula Viana é homenageada durante o SIAVS 2022

Ana Lúcia de Paula Viana é homenageada durante o SIAVS 2022

A médica veterinária e diretora do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal recebeu a homenagem da ABPA na abertura do evento.

Ovonews

agosto 10, 2022

0

Primeira mulher da história do país a assumir o posto mais importante dentro do serviço de inspeção federal de produtos de origem animal no Brasil, a médica veterinária Ana Lúcia de Paula Viana foi uma das homenageadas da ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal, na abertura do SIAVS 2022, no dia 9 de agosto.

Simbolizada pelo troféu mérito Lauriston Von Schmidt, Ana Lúcia recebeu a homenagem na categoria Premiação Técnica. A profissional é auditora fiscal e diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Dipoa/Mapa.

Antes de assumir o importante posto no MAPA, em 2019, Ana Lúcia teve uma trajetória de 15 anos como auditora fiscal agropecuária em diferentes unidades. “Formou-se na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com apoio do pai, militar e motorista de ônibus, e da mãe, costureira que também fazia bolos, doces e salgados para vender. Enquanto atuava como clínica de pequenos animais, estudava diariamente para prestar concursos”, informa o site do CRMVSP.

Segundo o site, no ano seguinte, a médica veterinária passou à supervisão e auditoria em outros estabelecimentos de abate de aves. “Uma grande experiência, uma vez que pude conhecer outras realidades e apontar oportunidades de melhorias importantes para a padronização das inspeções”, ressaltou na entrevista ao site.

Na trajetória seguinte, foi encaminhada para a assessoria de carne de aves e ovos do Sipoa-PR e, três anos depois, aceitou o convite para assumir a divisão de inspeção de carne de aves e ovos no Dipoa. “Passei a chefiar a divisão de auditorias. Depois, coordenei o Suporte à Inspeção e a Coordenadoria Geral de Controle e Avaliação”, comentou Ana Lúcia, salientando que se trata do posto mais importante dentro da inspeção, “finalmente assumido por uma mulher”, destacou.

A diretora do DIPOA/MAPA também foi uma das autoridades presentes à 44ª. Jornada Técnica de Bastos, promovida pelo Sindicato Rural de Bastos (SP), durante a abertura da programação oficial da Festa do Ovo, em julho. Junto a outros diretores ligados ao Ministério da Agricultura, inclusive o Ministro Marcos Montes, Ana Lúcia participou de um debate coordenado pela avicultora Cristina Nagano, diretora executiva do Sindicato Rural de Bastos.

OUTRAS HOMENAGENS NO SIAVS 2022

Além de Ana Lúcia, foram homenageados durante a abertura do SIAVS 2022, o deputado federal Domingos Sávio, na categoria Destaque Político. Ele está no terceiro mandato e é membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Domingos Sávio teve grande importância e participação na votação do novo Código Florestal e é um defensor das causas do meio rural.

No Destaque Empresarial, Flávio Rogério Wallauer foi o premiado representando a frente de desenvolvimento genético. Fundador da Agrogen, Frangosul e Vibra, gera milhares de empregos e exporta a produção para mais de 50 países.

(A Hora do Ovo, com informações da assessoria de imprensa do SIAVS 2022 e CRMV-SP. Fotos: divulgação SIAVS 2022)

tag: Ana Lucia de Paula Viana , DIPOA , MAPA , Jair Bolsonaro , Michelle Bolsonaro , Marcos Montes , SIAVS 2022 , ABPA ,

0 Comentários