APA mobiliza associados para ações de reforço à biosseguridade na avicultura paulista

APA mobiliza associados para ações de reforço à biosseguridade na avicultura paulista

Entidade reuniu profissionais para debater o plano de ação estratégico de prevenção para eventuais focos de IAAP e Newcastle no Estado de São Paulo.

Ovonews

agosto 01, 2024

0

Mais de 70 profissionais da agroindústria, associações de classe, órgãos estaduais e estabelecimentos comerciais ligados à entidade se reuniram no dia 30 de julho, em São Paulo, para debater o plano de ação estratégico de prevenção para eventuais focos de enfermidades, como a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade e Newcastle no Estado de São Paulo.

A missão visa manter o status sanitário da indústria avícola paulista, preparando-se para a prevenção e rápida ação em caso de surtos. O encontro realizado pela APA é mais uma ação visando à atualização e qualificação dos técnicos em torno do plano de contingência nas agroindústrias e estabelecimentos comerciais do estado, visando atualizações técnicas de prevenção a fim de garantir procedimentos estratégicos e eficientes por meio de reuniões e treinamentos de equipes para contenção em caso de surgimento de doenças.

Érico Pozzer, presidente da APA (foto no destaque), explica que desde a confirmação do primeiro foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) identificada em aves silvestres na costa brasileira, a APA em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA) vem tomando diversas medidas visando a biosseguridade do estado. “Agora, com a detecção da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, a mesma estratégia está sendo reforçada para apoiar a indústria avícola paulista. Quanto mais preparados estivermos, mais rápida será a eliminação do problema, seja Newcastle ou IAAP”, ressaltou o presidente da APA.

A ação representa os esforços de órgãos públicos de São Paulo, associações de classe e da iniciativa privada visando a proteção contra os dois agentes infecciosos que já estavam preconizados na IN 56, decreto instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em dezembro de 2006.

PESAMILHO_INTERNA
Bruno Pessamilio: à frente do plano

A iniciativa da APA conta também com o apoio da CDA e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). À frente da elaboração do plano está o consultor Bruno Pessamilio, especialista em Defesa Agropecuária Animal, que também será responsável pelos treinamentos para auxiliar as agroindústrias e estabelecimentos comerciais para elaboração de estratégias eficientes.

Além do robusto e minucioso documento enviado aos associados da APA para que sejam complementados, o projeto contará com uma série de treinamentos específicos. Os três primeiros módulos serão voltados para a formação de equipes, logística e depopulação que, segundo o consultor, “representam os principais pilares do plano de contingência”.

BOTTURA_INTERNA (1)
Roberto Bottura: ações de contingência


José Roberto Bottura, diretor técnico da APA, salienta que todo o plano de contingência conta com três grandes atribuições: a parte Federal, Estadual e o da iniciativa privada. “No nosso caso, como setor produtivo, elaboramos esse plano de contingência detalhado que contempla 95% das exigências do MAPA; já os 5% correspondem às características de cada estabelecimento. Nosso objetivo é preparar equipes emergenciais focadas e capacitadas para desempenhar ações de contingência estratégicas, visando tomadas de decisões ágeis e assertivas entre cada um dos associados”, enfatizou Bottura.

No dia 15 de agosto o foco do treinamento será a ‘Formação de equipe’; no dia 5 de setembro, a pauta será sobre ‘Logística’; e na sequência ‘Depopulação’, esse último com a data a definir. Além desses, mais treinamentos relacionados ao plano serão promovidos para manter a avicultura paulista ainda mais vigilante e preparada para sanar os desafios para o controle e prevenção da IAAP e Newcastle.

Além da APA, o projeto conta, em ação conjunta, com a colaboração da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA).

 A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE AVICULTURA.

Fundada em 1945, a Associação Paulista de Avicultura (APA) representa e apoia a avicultura industrial paulista, região que atualmente é responsável pela produção de 22,2 bilhões de ovos e 11 milhões de toneladas de carne de frango por ano.

Reconhecida pelo Ministério da Agricultura como órgão especializado e técnico consultivo dos poderes públicos (Portaria nº 482), a APA é hoje uma entidade de grande representatividade que atua como grande parceira na produção da indústria avícola paulista através de serviços de informações, estatísticas e atua junto aos órgãos governamentais e setoriais levando as reivindicações do setor. Para valorizar a qualidade dos produtos dos avicultores paulistas, a APA presta serviços técnicos multidisciplinares e realiza o Congresso de Ovos APA, encontro anual para o fomento de temas como: genética, nutrição, manejo, sanidade, bem-estar animal e sustentabilidade da cadeia produtiva da avicultura Paulista. Acesse: www.apa.com.br

(A Hora do Ovo, com informações e fotos da assessoria de imprensa da APA)

tag: APA , Associacao Paulista de Avicultura , José Roberto Bottura , Erico Pozzer , Bruno Pessamilio , influenza aviaria , newcastle , avicultura paulista ,

0 Comentários