Ribeirão Preto se prepara para receber a Agrishow 2019
Feira que comemora 25 anos este ano apresentará soluções completas para as diversas cadeias produtivas do agronegócio e movimenta o setor da região.
A realização da nova edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começa a agitar o município de Ribeirão Preto, no Nordeste do Estado de São Paulo. O evento, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio, já começou a montagem dos estandes das mais de 800 marcas nacionais e internacionais, que prometem apresentar as tendências, as tecnologias e as novidades em insumos, produtos, máquinas, implementos e serviços para o produtor rural.
Este ano, a feira completa 25 anos, sendo uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de 150 mil visitantes nacionais e internacionais, um público formado por produtores rurais, profissionais, empresários e técnicos da cadeia produtiva, representantes das entidades setoriais, pesquisadores, autoridades, lideranças governamentais e membros de órgãos e secretarias públicas, jornalistas do Brasil e do exterior.
Nos negócios, a perspectiva é ultrapassar entre 8% e 10% o montante obtido em 2018, que foi de R$ 2,7 bilhões. Esse cenário positivo é reforçado pelo protagonismo do agronegócio para a economia do país. Neste ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra 2018/2019 alcance 233,29 milhões de toneladas, segunda maior safra de todos os tempos.
Falando sobre o momento atual vivido pelo agronegócio brasileiro, João Carlos Marchesan, presidente da Abimag, comenta: “Estamos vivendo um momento muito positivo em termos de economia geral do país. A agricultura continua sendo um dos principais impulsionadores do crescimento econômico e acreditamos que isso se refletirá também nos negócios realizados durante a Agrishow 2019, principalmente por ela estar incorporando, na edição deste ano, diversas áreas e arenas relacionadas à Agricultura Digital.”
Nesta edição da Agrishow, os organizadores estão investindo para melhorar, ainda mais, a experiência dos produtores rurais e demais profissionais do agronegócio que frequentam o evento. Na entrada da feira, os visitantes receberão um material informativo sobre os serviços disponíveis, incluindo locais dos restaurantes, praças de alimentação, food trucks, posto médico, sanitários, áreas de descanso e trajeto do transporte interno, sempre com o objetivo de facilitar a visita, atendendo, dessa maneira, todas as expectativas dos visitantes da Agrishow.
Em termos de atrações, a Arena de Demonstrações de Campo trará máquinas e produtos inovadores para o agro e uma novidade: uma área de plantio e tratos de horticultura, com mais de 6 mil m². Com a curadoria da Coopercitrus, será voltada para irrigação, orientação e tecnologia, com uma estrutura que contará com estufa, corpo técnico especializado, e um portfólio completo para atender as especificidades da área. Já a Arena de Conhecimento terá palestras, reuniões e encontros com players do setor, que mostrarão tendências, novas tecnologias e informações relevantes para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo.
“A Agrishow 2019 volta a dar espaço e destaque para os segmentos de sementes, fertilizantes e defensivos. A principal razão para esse retorno é que o visitante da feira vem em busca de tecnologia, pesquisa e conhecimento, e esses insumos têm incorporado constantemente essas características em seus processos produtivos. E é exatamente isso que a Agrishow precisa, pois é hoje a principal referência em inovação no agronegócio brasileiro”, disse Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2019.
Três novas atrações poderão ser visitadas pelo produtor rural na Agrishow 2019: a Arena de Inovação, um espaço destinado a startups do agronegócio e voltado à conectividade no campo; a Arena do Produtor Artesanal, que reunirá produtores de café, cachaça, doces, embutidos, entre outros; e o Lounge Jurídico para resolver dúvidas legais.
Uma importante novidade será o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), a ser apresentado pela Abimaq. O BDCA é um banco de dados com o propósito de integração dos dados gerados por equipamentos e sensores de todos os fabricantes, sendo que a liberação do acesso aos dados é autorizada pelo agricultor. O benefício para o agricultor é ter todas as informações de suas máquinas e sensores integrados em um único local, sem depender do sistema de um único fabricante. Os fabricantes podem compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados provenientes de máquinas de diferentes marcas.
Durante a Agrishow 2019, ocorrerá 20ª Rodada Internacional de Negócios, a ser realizada entre os dias 30 de abril e 02 de maio e que reunirá fabricantes brasileiros de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação, com compradores (importadores, distribuidores e representantes) estrangeiros, vindos especialmente ao Brasil para este fim. Esta é uma ação de promoção comercial e é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ.
Mais detalhes sobre a feira no site do evento: www.agrishow.com.br
(Fonte: assessoria de imprensa da Agrishow 2019. Foto: divulgação)
tag: Agrishow 2019 ,