Chuvas retardam evolução da colheita de soja no Brasil

Chuvas retardam evolução da colheita de soja no Brasil

Apesar dos efeitos do clima, os trabalhos no campo ainda seguem bem acima dos 36,4% de 2018, informam o Datagro e o Cepea.

Frango, suíno, agro & cia

março 07, 2019

0

As recentes chuvas têm atrapalhado os trabalhos de campo e gerado preocupações quanto à qualidade da soja, de acordo com informações do Cepea, o Centro Avançado de Economia Aplicada da Esalq/USP. Segundo o órgão, caso esse cenário de volume elevado de precipitações e luminosidade reduzida persista, os grãos que ainda estão nas lavouras podem ser prejudicados, especialmente em regiões do Sudeste, Centro-Oeste e do Matopiba (região que compreende o bioma Cerrado dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Quanto aos negócios, diante da maior incerteza quanto à produtividade da atual temporada, sojicultores brasileiros voltaram a reduzir as vendas”, informa o Cepea. “O menor interesse de negociação também se deve à queda nos valores futuros na CME Group (Bolsa de Chicago), à redução nos prêmios de exportação no Brasil, à desvalorização cambial e à demanda relativamente estável.”

Segundo a Datagro, consultoria agrícola independente, até 1º de março a colheita chegou a 47,9% da área, contra 43,0% da semana anterior. Apesar dos efeitos do clima, os trabalhos no campo ainda seguem bem acima dos 36,4% de 2018 e dos 38,9% da média para 5 anos.

A consultoria informa ainda que, “o maior índice de precipitações também afetou a colheita de milho de verão 2019 na região Centro-Sul, que chegou a 31,7% sobre 27,3% da área registrado na semana anterior. Esse percentual ainda está acima dos 26,3% em igual momento de 2018, porém pouco abaixo dos 32,8% da média para cinco anos.”

Já para o milho de inverno, conclui a consultoria, “76,2% da área esperada já foi semeada, acima dos os 68,2% da semana passada. O plantio também é maior em relação aos 67,0% de 2018 e dos 69,3% da média para os últimos 5 anos.”

(Fontes: Dataagro, Cepea e Agrolink)

tag: Soja ,

0 Comentários